Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Formação Continuada inicia segundo módulo no dia 18

Programa de Formação Continuada inicia segundo módulo no dia 18

Diretora executiva da Reitoria, Marcelina Maschio, abre o módulo com palestra "Profissão Docente"
por Juliana Aragão publicado: 13/04/2017 10h00 última modificação: 13/04/2017 13h22

O segundo módulo do Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica destinado aos servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) terá início na próxima terça-feira, 18, com a palestra “Profissão Docente”, que será ministrada pela diretora executiva da Reitoria, Marcelina Maschio.

A atividade terá início às 9 horas, na sala do Conselho Superior (Cosup) da Reitoria, em Campo Grande, e será transmitida por videoconferência aos dez campi.

Servidores que fizeram o primeiro módulo do Programa puderam confirmar o interesse em participar desta nova etapa até essa quarta-feira, 12.

Um edital com vagas remanescentes foi publicado na Central de Seleção do IFMS nesta quinta-feira, 13. As inscrições devem ser feitas nos dias 18 e 19 de abril, terça e quarta-feira.

Formação Continuada – Com duração máxima de dois anos, o Programa é dividido em seis módulos com carga horária de 40 horas cada.

A primeira etapa tratou da “Concepção dos Institutos Federais”. A palestra de abertura foi ministrada pelo ex-reitor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Belchior Rocha.

Os outros módulos vão tratar dos temas: Currículo, Avaliação, Práticas de Ensino, Administração Pública e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Em cada etapa, o participante assiste a uma palestra sobre o tema e, posteriormente, desenvolve atividades no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) sob a supervisão de instrutores escolhidos por meio de processo seletivo. Os servidores participam de fóruns, fazem a leitura de materiais complementares e assistem a vídeos sobre o tema.

No AVEA, cada módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma tem duração de duas semanas.

Ao final do Programa, os servidores vão receber certificados pelos módulos que concluíram.

Quer saber mais? - Dúvidas e solicitações de informações sobre o programa de formação devem ser encaminhadas para o e-mail . O telefone para contato é o (67) 3378-9540.

I - Concepção dos Institutos Federais

Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.

II – Profissão docente

Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.

III - Avaliação

Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.

IV - Práticas de ensino

Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.

V – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional

Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.

VI – Currículo

Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)

(Com informações atualizadas às 12h55 de 13/04/17)