Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de formação continuada tem inscrições prorrogadas

Programa de formação continuada tem inscrições prorrogadas

Servidores podem se inscrever até o dia 24 de janeiro na Central de Seleção do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 13/01/2017 14h29 última modificação: 15/03/2017 11h57

É servidor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e tem planos de se capacitar em 2017? Acaba de ser prorrogado para 24 de janeiro o prazo de inscrições no Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

São oferecidas 500 vagas. A inscrição deve ser feita na Central de Seleção.

O interessado deve se inscrever para o módulo I. Ao final, será preciso confirmar o interesse na próxima etapa.

Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição. A previsão é que as inscrições homologadas por ordem de classificação sejam divulgadas no dia 25 de janeiro.

Caso sobrem vagas para os módulos seguintes, serão publicados novos editais de seleção.

Saiba mais sobre o programa de formação – Voltado a todos os servidores do quadro efetivo do IFMS e com duração máxima de dois anos, o programa é dividido em seis módulos de 40 horas cada.

Os cursos vão abordar os temas concepção dos Institutos Federais, currículo, profissão docente, avaliação, práticas de ensino e administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Em cada módulo, o participante assistirá a uma palestra sobre o tema, ministrada na reitoria e transmitida aos dez campi por videoconferência.

A palestra do primeiro módulo, que abriu o programa de formação, foi ministrada no dia 6 de dezembro. O ex-reitor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Belchior Rocha, falou sobre a concepção dos Institutos Federais.

A previsão é que a palestra do segundo módulo seja realizada em abril.

E depois da palestra? – Os participantes do módulo irão desenvolver atividades no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem), onde poderão participar de fóruns, ter acesso a materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

As atividades na plataforma começam no dia 31 de janeiro, e serão supervisionadas por instrutores escolhidos por meio de processo seletivo. Confira os nomes dos servidores selecionados na página do edital.

No AVEA, cada módulo será composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas.

Ao final do programa, os servidores vão receber certificados pelos módulos que concluíram.

Está com dúvidas... – A orientação é procurar a Proen (Pró-Reitoria de Ensino), setor responsável por organizar o programa de formação em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Anote aí os contatos: ou (67) 3378-9540.

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
III – Profissão docente Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.