Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS disponibiliza R$ 50 mil para realização da Semana de Ciência e Tecnologia

IFMS disponibiliza R$ 50 mil para realização da Semana de Ciência e Tecnologia

Propostas para o evento devem ser submetidas pelos campi neste mês. Semana será promovida de 1º a 5 de outubro.
por Osvaldo Sato publicado: 02/05/2018 09h55 última modificação: 02/05/2018 09h55

O planejamento da realização da edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia nos campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já foi iniciado. Isso porquê está publicado na Central de Seleção o edital de abertura da viabilização de auxílio para o evento.

O montante de recursos é de R$ 50 mil, disponibilizados pela Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e partilhado entre os campi, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) O valor deve ser utilizado para despesas de custeio das atividades.

O prazo estabelecido para envio das propostas pelos coordenadores para as coordenações de Pesquisa e Inovação (Copei) dos campi é entre 7 e 18 deste mês. As coordenações, por sua vez, têm até 22 de maio para submeter a proposta à Propi, por meio do Sistema Único de Administração Pública (Suap).

Submissão - O coordenador do projeto deve entregar o Formulário de Projeto Simplificado (Anexo I) e o Termo de Compromisso (Anexo II) à Copei de seu campus. Cada campi poderá submeter um projeto para o evento que envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O projeto simplificado deverá indicar a realização das atividades programadas pelo campus, com seu planejamento, estruturação, capacidade de execução e histórico de atividades relacionadas ao tema.

A diretoria responsável pela pesquisa no campus deve designar o servidor responsável pelo projeto. Ao ser indicado coordenador, o docente assume também a responsabilidade pela organização de toda esta edição da Semana de Ciência e Tecnologia.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 25 de maio. Já o resultado final deve ser publicado em 6 de junho.

Atividades - Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, seguindo a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento será realizado de 1º a 5 de outubro.

O projeto deve estruturar, no mínimo, a realização da Feira de Ciência e Tecnologia, o Observatório de Profissões e o de Egressos, minicursos e palestras.

Também deve ser promovido durante o evento o "Vem pro IFMS", uma mostra de atividades integradas que apresentem para sociedade o que é a instituição, envolvendo uma Mostra de Cursos e um Observatório de Ingressantes, que tem como objetivo realizar pré-inscrições para processos seletivos e prospecção por demandas de formação da sociedade.

Outra atividade que pode ser proposta é a denominada Maker Day, que consiste na oferta de oficinas para auxiliar os participantes na criação de ideias, desenvolvimento dos protótipos, execução e apresentação dos projetos.

Já a proposta do Campus Campo Grande deve já contemplar a realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Semict), ainda que esteja previsto para o período de 29 e 30 de novembro de 2018.

SCT - A Semana de Ciência em Tecnologia ocorre no IFMS desde 2010. O evento possibilita o desenvolvimento de múltiplas ações nos campi, com integração do ensino, pesquisa e extensão.

Com este edital de auxílio, o Instituto busca apoiar a realização dos eventos, de modo a estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras entre estudantes, técnicos e docentes do IFMS e de outras instituições envolvidas.