Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos na área de Ciências Agrárias terão apoio institucional

Projetos na área de Ciências Agrárias terão apoio institucional

Edital prevê fomento de até R$ 13,6 mil para projetos desenvolvidos nos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.
por Juliana Aragão publicado: 26/06/2019 09h09 última modificação: 28/06/2019 08h31

Apoiar o desenvolvimento de projetos de extensão que permitam a troca de saberes, conhecimentos e fazeres na área da Ciências Agrárias entre estudantes e servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e a comunidade externa. Esse é o objetivo do edital que destina apoio a essas atividades nos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, publicado na Central de Seleção.

Os projetos devem ter a participação de estudantes dos cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Aquicultura e Zootecnia, dos cursos superiores de tecnologia em Gestão do Agronegócio e em Produção de Grãos, e dos bacharelados em Agronomia e Engenharia de Pesca.

A iniciativa é uma das ações previstas na parceria firmada entre o IFMS e o IIDV (Instituto Internacional Despertando Vocações) e faz parte do PDVAgro (Programa Despertando Vocações para as Ciências Agrárias).

"O PDVAgro é voltado para o desenvolvimento técnico-científico dos estudantes da área de Ciências Agrárias, o que é feito por meio da articulação de atividades do ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes e fazeres entre a academia e a sociedade, tendo como foco a formação do estudante, a integração com o mundo rural e as tecnologias educacionais", pontua o pró-reitor de Extensão, Aírton Vinholi.

O pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi, explica que o PDVAgro é voltado para o desenvolvimento técnico-científico dos estudantes da área de Ciências Agrárias.

"Isso é feito por meio da articulação de atividades das áreas de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes e fazeres entre a academia e a sociedade, tendo como foco a formação do estudante, a integração com o mundo rural e as tecnologias educacionais", pontua o pró-reitor.

No IFMS, o coordenador do PDVAgro é o professor José Antônio Avelar Baptista, do Campus Ponta Porã.

Submissão - As propostas deverão ser submetidas entre os dias 28 de junho e 29 de julho, no Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos).

Cada campus previsto no edital (Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã) poderá apresentar apenas uma proposta de projeto, que deverá ser executado entre agosto e dezembro. Além de ter a comunidade externa como principal público-alvo, a iniciativa deve envolver até dois estudantes bolsistas e um docente, que atuará como orientador da equipe.

O coordenador da proposta deverá ser definido pela diretoria do campus responsável pela extensão, com apoio da Coeri (Coordenação de Extensão e Relações Institucionais).

Cada proposta deverá ter anexada uma carta de intenção de parceria assinada e digitalizada (anexo III do edital) que deverá conter a forma de apoio ao desenvolvimento do projeto, especialmente quando houver a necessidade de utilização de espaços físicos, recursos humanos e materiais, entre outros.

Serão avaliados o atendimento às condições de habilitação e o mérito das propostas, de acordo com critérios como público-alvo, existência de parcerias e cronograma de atividades. Aquelas que obtiverem nota final maior ou igual a 60% da pontuação máxima prevista na tabela serão “recomendadas” pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O resultado preliminar será divulgado no dia 2 de agosto, e o final no dia 8 do mesmo mês.

Apoio financeiro - O edital prevê fomento de até R$ 13,6 mil, sendo até R$ 4 mil destinados à concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos de extensão e até R$ 9,6 mil para o pagamento de bolsas aos estudantes extensionistas.

Cada projeto poderá receber até R$ 1 mil de auxílio financeiro para a execução das atividades do PDVAgro. O recurso é proveniente do Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação).

Serão concedidas até duas bolsas aos estudantes extensionistas de cada projeto, sendo que os valores variam de R$ 200,00 (cursos técnicos) a R$ 400,00 (graduação) por mês. O benefício, viabilizado por meio do Pibaex (Programa Institucional de Bolsas e Auxílios de Extensão), terá vigência entre agosto e dezembro.

(Informações atualizadas às 8h30 de 28.06.19)