Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propostas de extensão devem ser submetidas até dia 30

Propostas de extensão devem ser submetidas até dia 30

Foram disponibilizados R$ 79 mil para apoio a cursos e eventos, e a projetos voltados à inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis.
por Osvaldo Sato publicado: 24/10/2018 09h59 última modificação: 31/10/2018 08h45

Termina na terça-feira, 30, o prazo para submissão de propostas aos editais do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que preveem apoio de até R$ 79 mil para cursos e eventos de extensão, e também para projetos voltados à inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis.

"É muito importante que docentes e técnicos-administrativos fiquem atentos ao prazo de submissão das propostas porque para oferecer cursos e eventos de extensão no ano de 2019 eles só terão essa oportunidade para obter apoio financeiro institucional. O mesmo vale para projetos que tratem especificamente de inclusão, diversidade e grupos vulneráveis", reforça o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, que precisa ser servidor efetivo do IFMS, exclusivamente no Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

Cursos - O edital nº 071/2018 prevê a concessão de auxílio financeiro do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), de até R$ 24 mil, para o desenvolvimento de cursos de extensão.

Cada proposta poderá ser contemplada com auxílio de até R$ 1 mil. O curso deverá ser desenvolvido entre 1º de março a 29 novembro de 2019,  e terá que proporcionar a participação da comunidade acadêmica nas atividades.

O público-alvo do curso de extensão proposto deve ser, principalmente, a comunidade externa do IFMS.

Eventos - O edital nº 072/2018 prevê auxílio financeiro para eventos de extensão, também com concessão de auxílio financeiro total de até R$ 24 mil provenientes do Piepi.

Os eventos, que deverão ser realizados de março a novembro do ano que vem, podem ser congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclo de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, semanas, entre outros.

Inclusão e diversidade - O edital nº 073/2018 visa selecionar propostas de projetos de extensão voltados para inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis.

O recurso destinado é de até R$ 31 mil, sendo R$ 10 mil - do Piepi - para desenvolver as atividades, e R$ 21 mil para conceder bolsas a estudantes, por meio do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

Será concedido auxílio financeiro de até R$ 2 mil para cada proposta selecionada. Cada projeto poderá receber até duas bolsas, no valor de R$ 400,00 para estudantes de nível superior e R$ 200,00 para estudantes de nível médio.

Os projetos submetidos devem envolver, no mínimo, um e, no máximo, dois estudantes bolsistas matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS.

Mais informações sobre os editais devem ser obtidas junto à Diretoria de Extensão (Direx), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os contatos são  e (67) 3378-9589.