Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado primeiro edital para afastamento integral de técnicos

Mestrado e Doutorado

Publicado primeiro edital para afastamento integral de técnicos

São 35 vagas distribuídas nas 11 unidades do IFMS. Inscrições entre 7 e 20 de julho.
por Vinicius Vieira publicado: 02/07/2020 09h33 última modificação: 02/07/2020 13h41

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com seleção aberta para afastamento integral destinado à capacitação de técnicos-administrativos em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e pós-doutorado.

O processo seletivo, com as regras de afastamento para os servidores da reitoria e dos dez campi, é regido pelo edital nº 034/2020, elaborado com base na Instrução Normativa nº 02/2020 – Digep/RT/IFMS.

Foram abertas 35 vagas, sendo oito para reitoria; cinco para Campo Grande; três para Aquidauana, Corumbá, Coxim e Três Lagoas; e duas para Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

As inscrições deverão ser feitas entre 7 e 20 de julho, exclusivamente pela internet, por meio de formulário online

Quem pode solicitar o afastamento? – Técnicos-administrativos que fazem parte do quadro permanente de servidores do IFMS que sejam titulares de cargo efetivo há pelo menos três anos (para mestrado) ou quatro anos (para doutorado e pós-doutorado).

Estão impedidos os servidores que estejam em licença. As exceções são tratamento de saúde, licença-maternidade e acompanhamento para tratamento de saúde em pessoa da família.

É vedada ainda a participação daqueles que tenham se afastado para tratar de assuntos particulares ou para capacitação nos dois anos anteriores à data da solicitação.

Caso seja registrado um número maior de candidatos que atendam aos critérios do que vagas, serão utilizados os seguintes critérios classificatórios:

  • I -  servidor que possui menor grau de formação em relação àquela pleiteada;
  • II - servidor com menor prazo para integralizar o curso;
  • III - servidor que ainda não tenha recebido apoio financeiro para capacitação em qualquer modalidade;
  • IV - servidor com maior tempo sem afastamento para pós-graduação Stricto Sensu;
  • V - servidor com maior tempo de efetivo exercício no IFMS;
  • VI - servidor com maior idade;
  • VII - servidor com maior nota na avaliação de desempenho do ano que antecede à solicitação.

Solicitações - Os afastamentos poderão ser solicitados até 31 de dezembro de 2020. No momento da solicitação, deverá ser apresentado atestado de matrícula como aluno regular em curso de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado.

Em casos de cargos únicos, o edital prevê formas de viabilizar o afastamento, mediante acordo entre o servidor interessado e a chefia imediata. Estão previstos o trabalho remoto eventual do próprio servidor afastado, desde que não prejudique a qualificação, acordo de cooperação com outros poderes e até a terceirização, caso haja permissão legal.

Afastamento integral – Será concedido por 24, 48 ou 12 meses para mestrado, doutorado ou pós-doutorado, respectivamente. O período será encerrado com a defesa do trabalho, desde que realizada dentro desses prazos.

Este é o primeiro edital de afastamento integral para técnicos-administrativos do IFMS. Até então, a instituição concedia o afastamento parcial, prática que foi vedada pela publicação do Decreto n° 9.991, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

Vagas disponíveis

Unidade Vagas
Aquidauana 03
Campo Grande 05
Corumbá 03
Coxim 03
Dourados 02
Jardim 02
Naviraí 02
Nova Andradina 02
Ponta Porã 02
Reitoria 08
Três Lagoas 03