Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Qual foi o último livro que você leu?

Dicas de leitura

Qual foi o último livro que você leu?

A leitura é uma forma de comunicação que ultrapassa o tempo, permite a quem vive hoje buscar o conhecimento acumulado no passado
publicado: 23/04/2015 00h00 última modificação: 03/03/2016 10h01
Ascom/IFMS

Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado". O filósofo René Descartes estava cheio de razão. A leitura é uma forma de comunicação que ultrapassa o tempo, permite a quem vive hoje buscar o conhecimento acumulado no passado. Em outros casos, livros guardam registros de descobertas importantes para a posteridade.

Se você ainda não sabe, está comprovado que o hábito da leitura ajuda a desenvolver o raciocínio, a criatividade e a habilidade de escrever, facilita a alfabetização das crianças, exercita a imaginação e permite conhecer ideias e pensamentos novos.

Além de todos esses benefícios, a leitura é importante para uma formação intelectual crítica que ajuda o indivíduo a entender melhor o mundo em que vive.

E daí? - Você deve estar se perguntando por que resolvemos escrever sobre a importância da leitura. É que hoje, 23 de abril, é o Dia do Livro. A data surgiu na Espanha, em 1926, e é uma alusão às datas de morte do escritor William Shakespeare e do romancista Miguel de Cervantes.

Em 1995, a Unesco criou o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Assim, a comemoração virou uma referência em todos os países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU).

Dicas - Deu vontade de ler e quer sugestões de livros interessantes? Confira as dicas de alguns servidores:

Budapeste, de Chico Buarque - "É um dos meus livros preferidos. A narrativa é em primeira pessoa, conta a história de um escritor fantasma, que está dividido entre duas cidades, duas mulheres e duas línguas".
Dica da servidora Camila Silvestrini (Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais).

O Demônio e a Srta. Prym, de Paulo Coelho - "O livro é um romance que tem uma abordagem sobre a essência do homem - se ele é mal por natureza ou é levado a cometer maldades".
Dica da servidora Gabriela Rocha (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação).

Anjos e Demônios, de Dan Brown - "Acho legal o autor misturar ficção e realidade. Ele lida com assuntos polêmicos, leva o leitor a refletir a respeito de vários temas, como a religião, por exemplo".
Dica da servidora Lillyan Rios (Câmpus Ponta Porã)

Crônicas do Gelo e Fogo, de George R.R.Martin - “Faz parte de uma coleção que deu origem à série Game of Thrones. Gosto de ler porque a história é muito complexa e bem elaborada”.
Dica do servidor Matheus da Silva (Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação).

No portal do Ministério da Educação, encontramos um artigo que tem tudo a ver com leitura e educação profissional. Se ficou interessado, acesse aqui.

registrado em: