Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Qual seu filme brasileiro favorito?

Dia do Cinema Brasileiro

Qual seu filme brasileiro favorito?

Veja uma lista de sugestões para celebrar o Dia do Cinema
publicado: 18/06/2015 17h45 última modificação: 03/03/2016 09h02

Como nesta sexta-feira, 19, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, pedimos a alguns servidores que indicassem seus filmes nacionais favoritos.

Que tal aproveitar o final de semana para assistir a algum deles?

Confira as dicas:

Cilada.com (2011) – "É comédia pura. Dei muitas risadas quando assisti. Vale à pena pra descontrair um pouco".
Dica da servidora Lidiane Barbosa (Diretoria de Gestão de Pessoas)

O lobo atrás da porta (2014) – "É um mistério para desvendar o sequestro de uma criança, sendo que o pai está envolvido na trama. Indico por ser um filme surpreendente, com bom roteiro, ótimo desempenho dos atores. Gostei também da narrativa".
Dica da servidora Manuella Paniago (Gabinete da reitoria)

O Auto da Compadecida (2000) – "O filme consegue trabalhar questões problemáticas da sociedade com muito bom humor. A obra retrata um contexto riquíssimo da tradição nordestina, de maneira crítica, sem deixar de ser leve. Somos capazes de dar risada, ao mesmo tempo em que somos obrigados a refletir sobre as desigualdades sociais, situações de preconceito e de vulnerabilidade de violência social".
Dica da servidora Lindayane de Sá (Pró-Reitoria de Ensino)

Lisbela e o Prisioneiro (2003) - "É um romance que eu adoro! Envolve comédia, o cenário nordestino e a história da mocinha sonhadora. Tem muito humor no filme".
Dica da servidora Alexandra Souza (Câmpus Corumbá)

O ano em que meus pais saíram de férias (2006) – "É um filme que retrata o clima durante a ditadura militar. Conta a história de civis durante a repressão. Vale à pena pelo contexto histórico, possui uma atmosfera densa que transmite ao espectador um pouco das incertezas, obscuridade e melancolia vivida durante o período".
Dica do servidor Raphael Stafoca (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação)

Central do Brasil (1998) – "Retrata parte da realidade de muitos brasileiros que se aventuram na busca por uma vida melhor em regiões do país, ficando longe de familiares e da terra natal".
Dica da servidora Lucileide Furtado (Câmpus Coxim)

A Partilha (2001) – "Indico aos servidores pela trajetória das relações interpessoais, que apesar das adversidades, pode-se permanecer a união, o respeito mútuo e a ajuda entre todos. O filme traz uma mensagem muito positiva, não contém cenas ou conteúdo que agridam a integridade física de qualquer ser humano e ainda nos proporciona um momento agradável de lazer".
Dica do servidor Haroldo Nogueira Junior (Câmpus Campo Grande)

Se eu fosse você (2006) – "Os atores são muito bons. A Glória Pires e o Tony Ramos interpretam um casal normal até que um incidente acontece e eles trocam de corpos e um passa a viver o dia a dia do outro. É muito engraçado, um filme para descontrair e divertir".
Dica da servidora Michele Nakazato (Pró-Reitoria de Extensão e Relações Instituições)

Data comemorativa - Foi em 19 de junho de 1898 que o primeiro cinegrafista e diretor do país, Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro.

Na época, ele fez imagens da entrada da baía de Guanabara, sendo a primeira filmagem em território nacional.

Assunto(s): Cultura