Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quer ajuda para (man)ter um peso saudável?

Medida certa

Quer ajuda para (man)ter um peso saudável?

IFMS oferece uma ótima oportunidade para você ter um estilo de vida saudável.
publicado: 20/08/2015 00h00 última modificação: 03/03/2016 10h06

Servidor, eis uma nova oportunidade para você perder alguns quilos ou se tornar mais consciente sobre seu corpo e ter um estilo de vida mais saudável.

A Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev) do IFMS lança na próxima terça-feira, 25, o Programa Peso Saudável, uma proposta do Ministério da Saúde de intervenção para o controle do peso e prevenção da obesidade no âmbito de trabalho.

Dentre as atividades a serem realizadas estão a avaliação antropométrica (pesagem e aferição da altura) e educação alimentar e nutricional, por meio de palestras com diversos profissionais da área.

A primeira atividade do Programa será uma palestra sobre alimentação saudável, com a nutricionista Lilian Keller Herrera. O encontro está marcada para às 9h de terça-feira, no auditório da reitoria, em Campo Grande.

Os servidores interessados em participar devem se inscrever por meio deste formulário eletrônico.

Como será o Programa? Quem estiver presente na palestra irá receber mais informações sobre o Peso Saudável e poderá optar em participar.

A partir daí, o servidor interessado irá se cadastrar na página do Programa e poderá acompanhar mensalmente sua evolução.

Para contribuir neste processo, na primeira semana de cada mês, a Codev colocará à disposição na reitoria uma balança para quem desejar se pesar. A Coordenação também manterá um controle mensal desses dados, para posteriormente poder gerar indicadores de como está a saúde dos servidores.

A previsão é que o Programa Peso Saudável seja desenvolvido no IFMS até setembro de 2016.

Devido à paralisação parcial dos servidores, o lançamento do Programa nos campi da instituição foi adiado. Apesar disso, os interessados podem encaminhar um e-mail para  para receber orientações e participar da ação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3378-9559.

Benefícios – Além de combater a obesidade, o intuito é promover uma melhor qualidade de vida para os servidores.

“A obesidade é um complicador de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Nosso objetivo é trazer informação para os servidores e motivá-los a praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada. Como passamos um terço do nosso dia trabalhando, nada melhor do que esse estímulo no próprio ambiente de trabalho”, apontou a enfermeira Suellen Monteiro, que organiza a atividade.

Alguns servidores já se mostram preocupados com a própria saúde e decidiram melhorar seus hábitos.

É o caso da Lilyan Cristaldo, coordenadora de Empreendedorismo Inovador do IFMS. Há um mês ela começou um programa de reeducação alimentar com uma nutricionista, com o intuito de emagrecer. Há duas semanas, também se matriculou em uma academia.

“Tenho problema com meu peso desde criança, mas isso nunca afetou minha saúde. Agora, com 27 anos, comecei a apresentar pressão alta, por isso comecei um programa de emagrecimento rápido, com duração de dois meses", disse a servidora.

Lilyan optou por seguir o cardápio elaborado por uma nutricionista, responsável também por fazer sua comida. No total, ela compra três refeições e cinco lanches por dia.

Com a balança mostrando cinco quilos a menos após um mês desta nova vida, Lilyan comemora. “É um investimento em mim. Estou satisfeita, minhas roupas já estão grandes e sinto que tenho mais disposição no dia a dia, até minha pele melhorou!”.

Ela resume sua experiência com algo que todos nós devemos nos lembrar diariamente. Mais uma motivação para participar do Programa Peso Saudável do IFMS. “É você que deve controlar sua comida, e não a comida que controla você”.

Assunto(s): Saúde