Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reaberto sistema para resolução de pendências

Avaliação de Desempenho

Reaberto sistema para resolução de pendências

Novo cronograma vale para pendências relativas às avaliações dos anos de 2019, 2020 e 2021
por Laura Silveira publicado: 22/08/2022 09h28 última modificação: 22/08/2022 09h33

Atenção, servidor: está reaberto o Sistema de Avaliação de Desempenho para resolução de pendências referentes aos anos 2019, 2020 e 2021. 

O cronograma de reabertura segue os moldes das avaliações anuais, com um período para cada etapa. A primeira delas tem início nesta segunda-feira, 22, e vai até o próximo dia 29. Neste período, será possível que as chefias avaliem subordinados e o superior imediato.

“É importante que o servidor esteja ciente sobre suas responsabilidades em relação à avaliação, fazendo sua autoavaliação, a avaliação da chefia e dos subordinados, quando for o caso. Também é necessário observar a realização de todas as etapas pela sua chefia, dentro dos cronogramas propostos, uma vez que eventuais pendências o impactarão diretamente”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

Caso tenha dúvidas se há pendências, o servidor deve acessar o Sistema e verificar, ano a ano, se a avaliação está finalizada.

Fique atento às datas para reabertura: 

Etapa Período de reabertura Ações
1ª etapa 22 a 29/08 Chefia avalia subordinados e o superior imediato
2ª etapa 30/08 a 05/09 Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
3ª etapa 06 a 12/09 Chefia realiza a autoavaliação
Reuniões de feedback até 26/09 Reuniões de feedback 
Além de possibilitar uma reflexão sobre o desempenho e o aperfeiçoamento contínuo, a avaliação serve também para que o servidor se desenvolva na carreira, ou seja, para que alcance a progressão por mérito. Enquanto a avaliação não é finalizada, a progressão não pode ser concedida", aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa.

A coordenadora destaca que é fundamental que o servidor aproveite a oportunidade de reabertura do sistema para regularizar a situação. 

“Além de possibilitar uma reflexão sobre o desempenho e o aperfeiçoamento contínuo, a avaliação serve também para que o servidor se desenvolva na carreira, ou seja, para que alcance a progressão por mérito. Enquanto a avaliação não é finalizada, a progressão não pode ser concedida".

Ela explica que, como as progressões são tramitadas pela Gestão de Pessoas no momento em que o servidor completa o interstício (18 meses para técnico-administrativos e 24, para docentes), muitos não se atentam que precisam ter as avaliações do período finalizadas.

Quando isso acontece, a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) acaba tendo que acionar os servidores para sanarem essas pendências na hora da progressão, o que nem sempre é possível, dados os cronogramas da avaliação.

Por isso a importância de seguir o cronograma anual da Avaliação de Desempenho e aproveitar as datas em que o Sistema está reaberto. Segundo Suelen, somente situações excepcionais podem ser sanadas fora dos cronogramas definidos, como licença saúde e maternidade.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail , para servidores lotados na reitoria, ou com a Cogep de cada campus. Confira as formas de contato

Avaliação de Desempenho – É uma ferramenta de gestão de pessoas que consiste na apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que desempenha no Instituto Federal, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É a oportunidade para que todos os servidores avaliem e sejam avaliados pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.

"Uma avaliação pendente pode dificultar que o servidor conheça as oportunidades de melhoria de desempenho apontadas pela chefia, pode impacta-lo financeiramente com o atraso na progressão, e pode diminuir suas chances de se afastar para qualificação", finaliza a coordenadora.

Além disso, somente com a aprovação na Avaliação de Desempenho é possível conseguir a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial.

Desde 2020, a nota da avaliação também tem sido utilizada nos processos seletivos de afastamento para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, conforme dispõe o Decreto nº 9.991/2019

"Uma avaliação pendente pode dificultar que o servidor conheça as oportunidades de melhoria de desempenho apontadas pela chefia e impacta-lo financeiramente com o atraso na progressão, além de diminuir suas chances de se afastar para qualificação", finaliza a coordenadora.

Neste ano, o processo foi realizado entre fevereiro e abril, referente a 2021. Mais informações estão disponíveis na Página da Avaliação de Desempenho.