Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS e Sinasefe definem calendário anual de reuniões

Gestão

IFMS e Sinasefe definem calendário anual de reuniões

Reunião entre membros da gestão e diretoria do Sinasefe tratou ainda de temas como a flexibilização da jornada de trabalho e afastamento para capacitação de técnicos-administrativos.
por Osvaldo Sato publicado: 29/03/2018 09h11 última modificação: 29/03/2018 10h13
Exibir carrossel de imagens Caroline Reis / Ascom Encontro foi o primeiro de uma série de reuniões previstas para 2018

Encontro foi o primeiro de uma série de reuniões previstas para 2018

Promover o diálogo aberto e sistematizado entre a gestão do IFMS e o Sinasefe-MS, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica em Mato Grosso do Sul. Este foi o objetivo da reunião realizada neste mês na reitoria da instituição, que deu início à ação 'Diálogos IFMS - Sinasefe'.

"Esta é uma aproximação entre a gestão do IFMS e Sindicato que representa todos os servidores, para a construção de um diálogo harmônico. Esta é mais uma ação para permitir que todos os segmentos envolvidos com o IFMS sejam atores e partícipes nas proposições para melhorias da instituição", avaliou o reitor Luiz Simão Staszczak.

"Esta é uma aproximação para a construção de um diálogo harmônico. É mais uma ação para permitir que os segmentos envolvidos com o IFMS sejam partícipes nas melhorias da instituição", avaliou o reitor.

Além do reitor, participaram da primeira reunião o pró-reitor de ensino, Delmir Felipe; o presidente do Sinasefe-MS, Tiago Thomaz de Assis; o vice-presidente do sindicato, Robson Lubas Arguelho; e outros representantes da gestão do IFMS e também do sindicato.

As primeiras definições do encontro foram a definição do calendário trimestral para reuniões programadas e encaminhamentos das demandas apresentadas pelo Sindicato em dezembro, além do acordo para a assinatura de um termo de cooperação, que irá permitir ações conjuntas entre o IFMS e o Sinasefe. 

"O diálogo foi produtivo e sempre vai existir, baseado em critérios éticos e legais, sem qualquer tipo de questão pessoal", frisou o presidente Tiago Assis. "O sindicato existe para defender os direitos e interesses dos servidores e também defender a instituição onde nós trabalhamos, como forma de preservar nossos direitos", afirmou.

Para a construção desse diálogo, a gestão do IFMS apresentou proposta de calendário de reuniões com o Sinasefe. Além deste primeiro encontro, serão realizadas outras três reuniões em junho, agosto e novembro, e definiu o chefe da Gabinete da reitoria, Emerson Corazza, como interlocutor da gestão com o Sindicato.

"O diálogo foi produtivo e sempre vai existir, baseado em critérios éticos e legais, sem qualquer tipo de questão pessoal", frisou o presidente do Sinasefe.

Para o vice-presidente do sindicato, Robson Arguello, esta é uma proposta inovadora. "Teremos maiores possibilidades de diálogo e podemos quebrar um paradigma de que o sindicato deva ser inimigo da gestão; não devemos ser inimigos, mas parceiros, e o diálogo deve sempre prevalecer", destacou.

Temas - A reunião avançou ainda com o encaminhamento da flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas, em processo que iniciará com a capacitação da Comissão Interna de Superivsão (CIS) para estudo para definição das diretrizes de lotação nos setores, conforme previsto em regulamento.

Outro tema tratado foi relativo ao afastamento de servidores técnicos-administrativos para formação stricto sensu. Ficou definido que o regulamento vigente, para afastamento parcial, será revisto para normatizar o processo para afastamento integral, respeitando a legislação vigente.

Foram tratadas ainda demandas quanto ao adicional noturno para servidores com dedicação exclusiva, tema que deverá novamente ser apresentado ao Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Outra questão debatida diz respeito aos Núcleos de Gestão Educacional e Administrativa (Nuged), cujas atribuições e lotação no âmbito dos campi estão em estudo. O IFMS se comprometeu, em reunião, a contribuir no entendimento da forma de atuação do Núcleo, que será definida por meio do Regimento Interno dos campi. 

A íntegra das reivindicações do Sinasefe e posicionamento da reitoria do IFMS estão disponíveis no arquivo da reunião.

Transparência - Para que os temas e encaminhamentos de todas as reuniões possam ser acompanhados por professores e técnicos-administrativos, sindicalizados ou não, foi disponibilizado o espaço 'Diálogos IFMS Sinasefe'.

Nesta seção da Página do Servidor será possível encontrar todos os ofícios enviadas entre as partes, bem como o material das reuniões, como memória, apresentações, listas de presenças e semelhantes. A administração do espaço será feita pelo Gabinete da Reitoria.

Sinasefe - Para quem tiver interesse sobre a atuação do Sindicato, a diretoria explica que possui um site oficial e, ainda, contatos diretos via Whatasapp, pelo número (67) 99290-9271 e e-mail sinasefems@gmail.com.

O Sinasefe-MS representa os segmentos docente e técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

registrado em: ,