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Relatório de Autoavaliação Institucional: entenda o documento

Já está disponível o relatório relativo a 2018. Documento aponta melhorias que podem ser implantadas no IFMS.
por Laura Silveira publicado: 04/04/2019 07h25 última modificação: 04/04/2019 07h25

Importante instrumento para analisar ações e processos e para propor melhorias, além de ser um momento de reflexão coletiva e de diagnóstico para subsidiar a tomada de decisões, a Autoavaliação Institucional é realizada anualmente no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

O relatório do processo relativo a 2018 já está disponível.

Se você deseja entender melhor o documento e como ele é construído, confira algumas informações neste post.

O relatório é baseado no processo da Autoavaliação Institucional, cujo principal objetivo é contribuir para a identificação de aspectos relacionados aos docentes, técnicos-administrativos e estudantes, em busca de melhoria contínua e excelência acadêmica, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão no IFMS.

O processo é coordenado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação).

Em 2018, a Autoavaliação foi realizada no período de 1º a 31 de outubro, por meio de sistema online. Os questionários aplicados nos anos anteriores foram reformulados, e disponibilizados em versões diferentes para cada segmento envolvido no processo (docentes, técnicos-administrativos e estudantes).

Foram utilizados para a resposta de cada questão os parâmetros da escala de Likert (nota 1 – não conheço, 2 – insuficiente, 3 – suficiente, 4 – muito boa, 5 – excelente).

No total, o processo teve 1.906 participantes, entre servidores (664) e estudantes (1.242).

"Em 2018, as questões foram modificadas, com base no novo instrumento de avaliação externa para recredenciamento das instituições. Essas mudanças vieram para melhorar o processo de avaliação”, apontou o presidente da CPA Central, Reinaldo Mesquita.

“Há quatro anos aplicávamos o mesmo questionário. Em 2018, as questões foram modificadas com base no novo instrumento de avaliação externa para recredenciamento das instituições. Essas mudanças vieram para melhorar o processo de avaliação”, apontou o presidente da CPA Central, Reinaldo Mesquita.

Eixos - A Autoavaliação tem como base os cinco eixos e as dez dimensões previstas no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei nº 10.861/2004:

  • 1º Eixo: Planejamento e Avaliação - analisa a evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional e sua coerência com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional);
  • 2º Eixo: Desenvolvimento Institucional - analisa como se deu o processo de Desenvolvimento Institucional e sua coerência com a missão, objetivos e metas previstos no PDI;
  • 3º Eixo: Políticas Acadêmicas - analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;
  • 4º Eixo: Políticas de Gestão - trata das políticas de gestão, analisando as políticas de pessoal, de capacitação docente e dos técnico-administrativos, da organização e gestão da instituição, do planejamento e da sustentabilidade financeira;
  • 5º Eixo: Infraestrutura Física - analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Relatório - No documento, ao final de cada Eixo, são apresentadas as potencialidades, ou seja, os pontos positivos que a instituição deve dar continuidade; as fragilidades apontadas pelos atores que precisam ser sanadas pelo IFMS; e as recomendações identificadas nos processos avaliativos, a partir dos questionários respondidos. Os dados foram compilados e apresentados em forma de gráficos.

Entre as ações de melhorias sugeridas no Relatório 2018, podem ser citadas:

Ensino
- ampliação da oferta de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
- ampliação do número de cursos noturnos em todos os campi;
- estabelecimento de mecanismos de acompanhamento de egressos;
- consolidação e acompanhamento de políticas de inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida e dos portadores de necessidades especiais.

Extensão
- promoção de eventos e atividades que estimulem a interação do estudante com o mundo do trabalho;
- ampliação das parcerias de estágio;
- estímulo e orientação à prática profissional do estudante ao longo do curso.

Pesquisa
- ampliação do número de bolsas de iniciação científica e tecnológica;
- ampliação de parcerias de projetos de pesquisa.

Gestão
- Criação de manual que trate dos fluxos de todos os processos da instituição;
- acompanhamento efetivo da execução orçamentária e do desempenho e eficiência de utilização de recursos financeiros.

Comunicação
- aprimoramento contínuo da apresentação dos murais dedicados à comunidade interna;
- fomento à divulgação dos canais de acesso para realização de solicitações, reclamações, denúncias e sugestões da comunidade externa.

Além do balanço crítico das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão para subsidiar a tomada de decisões na instituição, o relatório também é utilizado, por exemplo, para reconhecimento dos cursos de graduação e recredenciamento do IFMS.

“Esperamos que mais pessoas respondam aos questionários nos próximos anos. Para isso, é preciso um trabalho de sensibilização nos campi, além da implantação de recomendações apontadas no relatório para que servidores e estudantes tenham motivação em participar ao perceberem as melhorias trazidas”, finalizou Reinaldo.

Ciclo 2018-2020 - O documento representa o primeiro Relatório Parcial do segundo Ciclo Avaliativo (2018-2020) do IFMS, que é constituído por:

  • Relatórios Parciais I e II (2018 e 2019): contemplarão informações e dados preliminares ou que ainda não estão consolidados para qualificar e quantificar os cinco eixos de análises, podendo, inclusive, apresentar indicadores específicos em apenas um relatório, quando observada pequena ou nenhuma variação de dados e informações;
  • Relatório Final (2020): contemplará dados e informações de maneira integral, isto é, aqueles contidos nos dois primeiros relatórios associados às informações e dados coletados para terceiro ano. O relatório na versão final estará organizado em dimensões específicas, a fim de possibilitar a análise global sobre os resultados apresentados no triênio e em relação às proposições expostas pelos documentos de planejamento acadêmico e administrativo.

O cronograma de atuação das comissões neste ano já está em andamento. Neste mês de abril, deve ser feito o feedback local do Relatório 2018. A partir daí, terão início os trabalhos de preparação do novo ciclo da avaliação.

“Esperamos que mais pessoas respondam aos questionários nos próximos anos. Para isso, é preciso um trabalho de sensibilização nos campi, além da implantação de algumas recomendações apontadas no relatório para que servidores e estudantes tenham motivação em participar ao perceberem as melhorias trazidas”, finalizou Reinaldo.

Os relatórios da Autoavaliação Institucional do IFMS desde 2013, a composição da CPA Central e locais nos campi, e a Cartilha da comissão estão disponíveis na página da CPA.

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