Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa aborda cuidados durante pandemia

Roda de conversa aborda cuidados durante pandemia

Em alusão ao Dia das Mães, ação online propôs troca de experiências entre cuidadores de crianças e jovens
por Osvaldo Sato publicado: 13/05/2021 09h07 última modificação: 13/05/2021 09h07
Cerca de 30 servidores participaram da ação online

A Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) promoveu, no último dia 10, a roda de conversa "Cuidados na pandemia - trocas de experiências entre cuidadores de crianças e jovens".

A ação, realizada de forma online, teve a participação da psicóloga Juliana Varela, do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), que assim como o público-alvo da conversa também é mãe e servidora em trabalho remoto.

“Nossa conversa foi sobre maternagens possíveis em meio à pandemia e buscou a reflexão sobre cuidados próprios, de saúde física e mental, e a desconstrução de uma autocobrança excessiva que gera culpa”, ressaltou Juliana Varela, psicóloga do IFSC.

“Nossa conversa foi sobre maternagens possíveis em meio à pandemia e buscou a reflexão sobre cuidados próprios, de saúde física e mental, e a desconstrução de uma autocobrança excessiva que gera culpa”, ressaltou Juliana.

A psicóloga do IFMS, Taline Costa, explica que o tema foi escolhido em alusão ao Dia das Mães, comemorado no dia 8 de maio, embora a ação tenha contemplado demais servidores que também são cuidadores de crianças ou jovens.

“O tema foi escolhido tendo como pano de fundo o Dia das Mães, mas reconhecendo a necessidade de se proporcionar uma atenção aos cuidadores, às pessoas que exercem a maternagem durante a pandemia, em especial às mulheres”, destacou.

Com a participação de aproximadamente 30 servidores, a roda de conversa suscitou debates e reflexões acerca dos desafios enfrentados neste período de pandemia. Para as servidoras que são mães e demais cuidadores, a realidade - há mais de um ano - tem sido conciliar o trabalho remoto, os cuidados com os filhos e a casa, e o acompanhamento escolar, visto que muitas crianças ainda estão em aulas online.

"É importante que as mulheres possam buscar momentos de autocuidado, para fazer coisas que a supram física e mentalmente", orientou a psicóloga do IFSC.

A profissional também falou sobre a importância de olhar com mais atenção para os filhos.

“As crianças também estão vivendo toda essa situação difícil e sofrendo com a mudança de rotina e com perdas, então é importante buscar uma conexão com elas, escutá-las, acolhê-las, para que possam passar por este momento”.

Por fim, a psicóloga do IFMS parabenizou todas as mães e motivou as servidoras em seus desafios diários.

“O Dia das Mães celebra o amor expresso em cuidado e dedicação, simbolizado pelo ideal de amor materno. A roda de conversa foi uma maneira de a Digep dizer que maternar, em especial na pandemia, é uma tarefa desafiadora, mas estamos aqui para apoiar. Agradecemos às servidoras que transitam nas funções de cuidado e trabalho remoto”.