Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como o IFMS vai celebrar a semana do servidor público

Qualidade de Vida

Saiba como o IFMS vai celebrar a semana do servidor público

Ações foram programadas na reitoria e nos campi entre os dias 24 e 27 de outubro
por Laura Silveira publicado: 21/10/2016 13h00 última modificação: 24/10/2016 10h45

Com atividades que buscam promover uma reflexão sobre o bem-estar, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) realiza entre 24 e 27 de outubro a Semana do Servidor Público 2016. O tema da ação este ano é “O que nos faz bem?”.

“A proposta é refletirmos sobre o que nos faz bem e, dessa reflexão, agirmos em busca do nosso bem-estar físico, mental e social. Dentre as ações da Semana, temos as campanhas de arrecadação de donativos, já que ajudar também faz bem”, ressaltou a enfermeira Suellen Monteiro, presidente da Comissão Especial de Qualidade de Vida dos Servidores da Reitoria, responsável pela organização do evento.

O evento é organizado em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Em 2015, a temática central do evento foi "Bem-Estar e Saúde".

A reitoria e os campi do IFMS programaram diversas ações para o evento. Confira os destaques e participe!

Reitoria – A abertura ocorre às 9h de segunda-feira, 24, com a apresentação do Cinese Cia de Dança, do projeto Corpo Encena, desenvolvido no Campus Campo Grande. Às 9h30, tem palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV).

No dia seguinte, estão previstas aulas de pilates às 8h30 e 9h30, e curso de automaquiagem, às 14h30.

Os servidores poderão fazer testes de glicemia, pressão arterial e bioimpedância na quarta-feira, 26, a partir das 8h. Às 10h, terá aula de zumba e, às 14h30, oficina de maquiagem. Os amantes de cinema poderão assistir a um filme às 15h, no Cine Reitoria.

Na quinta-feira, 27, a Semana será encerrada a partir das 8h30 com apresentação do Coral das Crianças do Lar Mãe Mariana e um café da manhã organizado em conjunto com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), em comemoração aos aniversariantes do mês.

Às 10h30, terá aula de yoga. Às 16h, haverá apresentação do Coral do Campus Campo Grande e entrega das latas de leite em pó arrecadadas pelos servidores.

Aquidauana  Servidores interessados em participar da abertura do evento, às 8h30 de segunda-feira, 24, deverão levar um prato ou bebida.

Às 14h30 de terça-feira, 25, será ofertado o minicurso de noções de cerimonial e eventos.

A programação do dia seguinte inclui ginástica laboral, às 9h, concurso de receitas, às 9h30, e oficina de cuidados com a voz, às 14h. A partir das 15h, estão previstas apresentações culturais. A ação “Nós somos o show” será promovida na biblioteca. No mesmo horário, será feita a entrega dos produtores arrecadados para uma instituição da região.

Na quinta-feira, 27, às 9h30 será ministrada uma palestra sobre violência, única atividade da Semana aberta aos estudantes. Às 13h30, será a vez da oficina com dicas para escrita de textos institucionais. Às 15h, servidores poderão fazer aulas de dança stiletto, e às 15h40, de dança de salão.

O evento será encerrado às 17h, com um torneio de vôlei na quadra do campus.

Campo Grande – A Semana será aberta às 8h30 de segunda-feira, 24. Na sequência, serão oferecidas atividades de dança e oficinas de primeiros socorros. Um torneio de vôlei misto entre os servidores está previsto para as 18h.

A programação de terça-feira, 25, inclui atividade de dança e oficina de libras. No fim da tarde, mais uma etapa do torneio de vôlei.

Uma aula de yoga para os servidores, às 9h, abre as atividades de quarta-feira, 26. Às 14h30, haverá um passeio no Parque das Nações Indígenas e, às 18h, oficina de dança de salão para iniciantes.

Quem perdeu o passeio no Parque das Nações terá uma nova oportunidade às 8h de quinta-feira, 27. Durante todo o dia, na quadra do campus, será realizada uma feira do desapego. Para encerrar a Semana, terá um lanche coletivo a partir das 15h.

Dourados  Às 15h de segunda-feira, 24, a Semana terá início com um café da tarde coletivo, ação solidária e apresentação do Projeto de Ginástica Laboral.

Uma oficina de zumba será oferecida na terça-feira, 25, às 8h, e outra de hidromel, às 15h. Defesa pessoal e muay thai são temas de outra oficina no dia seguinte, às 10h30.

Na quinta-feira, 27, haverá vacinação às 7h30 e às 13h30. A programação do último dia do evento inclui oficina de dança de salão, às 10h, e Café com Música, às 15h.

Naviraí – Às 15h30 de segunda-feira, 24, será promovido um café da tarde em homenagem aos servidores.

No dia seguinte, a partir das 14h, o campus realiza uma tarde de confraternização no Asilo Santo Antônio, para entrega de doações, além de apresentações de música e teatro de estudantes e servidores.

Às 18h30 de quarta-feira, 26, no ginásio do campus, será realizada uma confraternização entre servidores e familiares, com partidas de vôlei, pôquer e bingo, e atividades voltadas para as crianças, além de lanche coletivo.

Nova Andradina – A programação no campus inclui bingo e café coletivo, na segunda-feira, 24; palestra sobre preservação e saúde da voz, na terça-feira, 25; e almoço coletivo e oficina de dança de salão, na quarta-feira, 26.

Na quinta-feira, 27, o evento será encerrado com o “Concurso de Mister e Miss IFMS -NA 2016”, além de uma peça teatral organizada pelos estudantes.

Ponta Porã – O evento tem início na segunda-feira, 24, com uma palestra sobre saúde mental e qualidade de vida, às 15h, ministrada pela professora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Sandra Ribeiro.

No dia seguinte, os servidores vão aprender a fazer sushi, em oficina ofertada pelo servidor Antonio Velho.

“Comunicação Interpessoal: Dificuldades, conflitos e a importância da relação empática” será a palestra de quarta-feira, 26, a partir das 13h30, no auditório do campus. À noite, haverá um jantar de confraternização da Semana, recepção de novos servidores e aniversariantes do mês, no Sindicato Rural de Ponta Porã.

A professora Lin Ming Feng ministra palestra sobre os benefícios da alimentação vegetariana às 9h de quinta-feira, 27.

Durante todo o evento, será promovida uma feira de troca de livros usados.

Três Lagoas – O presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) do campus abre a Semana na segunda-feira, 24, às 9h45, sensibilizando os servidores a participarem do processo de autoavaliação institucional até 30 de outubro. A sensibilização também será feita nos períodos da tarde e da noite.

Às 10h15 terá início a palestra motivacional “Inspirando a excelência, motivando a alta performance”, ministrada pelo administrador do IFMS, Antônio Eládio Victória Neves.

Na terça-feira, 25, o Corpo de Bombeiros oferece curso sobre brigada de incêndio às 9h e às 15h30. Às 14h, tem palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista Juliana Prado Moreira.

Servidores interessados em fazer uma sessão de Auriculoterapia, uma técnica de acupuntura, terão a chance na quarta-feira, 26. São oferecidas 20 vagas. No mesmo dia está prevista uma gincana, com início às 16h, com atividades como jogo da velha humano, guerra de bexigas com água e futsal em duplas.

Na quinta-feira, 27, o evento será encerrado com um café pela manhã e um curso de maquiagem, a partir das 14h.

Durante toda a semana, os servidores poderão participar de aulas de dança, conferir painéis de fotografias com os temas “Este hobby me faz bem” e “O que eu fazia antes do IFMS” e fazer doações de fraldas geriátricas para a campanha “Ajudar faz bem”.

Demais campi  Os servidores interessados em participar do evento nas demais unidades do IFMS devem procurar a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) ou os psicólogos dos campi para obter informações sobre a programação.

(Com informações alteradas às 8h de 24/10/2016)