Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como receber apoio para apresentação de trabalhos científicos

Saiba como receber apoio para apresentação de trabalhos científicos

Servidores que vão apresentar trabalhos em eventos científicos no segundo semestre podem se inscrever em seleção até 31 de maio.
por Osvaldo Sato publicado: 10/05/2018 08h00 última modificação: 10/05/2018 09h46

Docentes e técnicos-administrativos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já podem se inscrever na segunda etapa do edital que oferece apoio financeiro para apresentação de trabalhos em eventos científicos e tecnológicos. O fomento institucional é de R$ 30 mil.

Nesta etapa, só serão aceitas inscrições para eventos que irão ocorrer no Brasil, entre julho e dezembro deste ano. As demais regras constam no edital nº 087/2017, publicado na Central de Seleção do IFMS

O apoio será de R$ 1,8 mil para eventos no Distrito Federal e regiões Norte e Nordeste; R$ 1,5 mil no Sul e Sudeste; R$ 1 mil em Mato Grosso e Goiás; e R$ 500,00 para apresentações em Mato Grosso do Sul.

Na primeira fase do edital, sete servidores do IFMS foram selecionados para apresentar trabalhos no Brasil, e outros quatro receberam apoio para apresentações no exterior. Confira a lista dos contemplados.

Saiba como fazer as Inscrições - Os interessados devem se inscrever até 31 de maio. Podem participar da seleção servidores do quadro permanente que já submeteram ou tenham a intenção de submeter trabalho para apresentação.

A inscrição deve ser feita no módulo Pesquisa do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). O servidor deve preencher o cadastro da solicitação de apoio, o formulário de inscrição e a declaração de atividades no IFMS.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi) elaborou um tutorial de apoio para as inscrições.

Como será feita a análise? - Uma comissão avaliará os aspectos gerais da proposta, a atuação do servidor no IFMS nos três últimos anos, além da produção científica e tecnológica e experiência profissional nos últimos cinco anos.

A análise será feita com base nas pontuações previstas na tabela de elementos para avaliação. Nos aspectos gerais da proposta, serão avaliados itens como abrangência, forma de apresentação e origem do trabalho.

Quanto à atuação no IFMS, serão considerados aspectos como o exercício de atividades representativas e administrativas, regime de trabalho, atuação em grupos de pesquisa e projetos de extensão, entre outros.

Titulações, orientações, premiações, projetos de pesquisa e publicações serão pontuados no item produção científica e tecnológica e experiência profissional.

O resultado preliminar desta segunda etapa deverá ser divulgado até 11 de junho, e o final até o dia 18.

Participação de estudantes - Os servidores proponentes poderão incluir estudantes como autores ou coautores em seus trabalhos, e estes poderão receber auxílio financeiro no mesmo valor concedido ao servidor.

Caso o servidor seja selecionado e tenha estudante como coautor, será responsável por providenciar a documentação necessária do estudante, conforme previsto no edital.

Cronograma da 2ª etapa

Etapas 2ª Etapa (Brasil)