Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como receber auxílio para atividades de extensão

Saiba como receber auxílio para atividades de extensão

Docentes e técnicos-administrativos podem submeter propostas de projetos e cursos até 9 de março. Valor total previsto do fomento é de R$ 179 mil.
por Laura Silveira publicado: 20/02/2018 08h29 última modificação: 20/02/2018 08h29

Servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) têm a oportunidade de inscrever propostas de projetos e cursos de extensão para recebimento de auxílio financeiro e bolsas. A submissão é para atividades que venham a ser desenvolvidas entre maio e outubro deste ano.

A oferta é feita via Proex (Pró-Reitoria de Extensão) por meio do edital nº 010/2018, publicado na Central de Seleção.

O edital traz algumas novidades em comparação a seleções da área de extensão nos anos anteriores.

“Uma mudança é a divisão do fomento em faixas específicas por temáticas - Inclusão e Diversidade, Esporte e Lazer, Arte e Cultura e Geral. Além disso, o prazo para executar as atividades passa a ser de seis meses devido à execução orçamentária. Também foram aprimorados os critérios para seleção das propostas”, apontou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi Júnior.

“Uma mudança é a divisão do fomento em faixas específicas por temática - Inclusão e Diversidade, Esporte e Lazer, Arte e Cultura e Geral. Além disso, o prazo para executar as atividades passa a ser de seis meses devido à execução orçamentária. Também foram aprimorados os critérios para seleção das propostas”, apontou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi Júnior.

Os interessados devem submeter as propostas até 9 de março, exclusivamente pelo Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos). Antes da submissão, o coordenador deverá realizar um cadastro prévio no sistema para a obtenção de senha de acesso.

Requisitos - Para participar da seleção, a proposta deve ter como público-alvo majoritário a comunidade externa, e estar inserida em uma das áreas temáticas e linhas de extensão estabelecidas (anexo I do edital).

A proposta também deve envolver estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS.

O coordenador da proposta – necessariamente um servidor efetivo do IFMS  não pode possuir pendências junto à Proex. Docentes precisam dispor de carga horária no PAT (Plano de Atividades) para coordenar a atividade e orientar os estudantes envolvidos na proposta de extensão. Técnicos-administrativos devem apresentar o termo de anuência da chefia imediata (anexo III do edital) e envolver na proposta um ou mais professores na equipe de execução.

Demais requisitos devem ser conferidos no edital.

Que tipo de atividade de extensão pode ser inscrita? Cada servidor poderá concorrer como coordenador de apenas uma atividade de extensão, que deve ser um projeto ou curso. Mas, quais as diferenças entre um e outro? De acordo com o edital:

• Projeto de extensão é uma atividade de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, que pode ou não ser vinculada a um programa;
  • Curso de extensão é uma atividade pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando à disseminação de conhecimentos para a comunidade externa, prioritariamente, com carga horária que varia de 8 a 179 horas.

O valor total previsto para desenvolvimento das atividades é de até R$ 179.200,00. A seleção prevê duas formas de fomento:

Auxílio financeiro - Disponibilizado por meio do Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS). Visa, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas nas propostas aprovadas. Os itens financiáveis e não financiáveis constam no edital. O valor é de até R$ 2 mil para cada proposta, concedido em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores.
Valor total disponibilizado pela seleção: R$ 64.000,00.

Bolsas de extensão - Oferecidas via Pibaex (Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão). Serão concedidas até duas bolsas de extensão do ensino superior por atividade, no valor de R$ 400,00 mensais cada, ou até duas bolsas do ensino técnico de nível médio, no valor de R$ 200,00 mensais cada, ou, ainda, duas bolsas de extensão para estudantes do IFMS, sendo uma destinada a estudante do técnico de nível médio e uma a acadêmico da graduação, por atividade.
Valor total previsto para concessão das bolsas: R$ 115.200,00.

Extensão - Além deste edital de apoio a projetos e cursos de extensão, a Proex também está com outras duas seleções em andamento.

Pelo edital nº 002/2018, a pró-reitoria oferece auxílio financeiro para a realização da edição 2018 do Festival de Arte e Cultura, que deverá ser promovido de 20 a 26 de agosto. O prazo de submissão das propostas segue até 28 de fevereiro.

O valor total previsto é de R$ 75 mil, sendo disponibilizados um auxílio para cada campus de R$ 7.500,00.

Também está aberto o edital de fluxo contínuo das atividades de extensão a serem realizadas até novembro deste ano, sem fomento institucional. Tem por finalidade registrar, analisar e acompanhar as atividades realizadas pela comunidade interna do IFMS em prol do atendimento de demandas da comunidade externa.

Para conhecer mais sobre a atuação da extensão na instituição, vale dar uma lida na Política de Extensão, disponível no site do IFMS

A extensão está crescendo bastante e com qualidade. A Política define, de fato, quais são as atividades de extensão no IFMS, programas, projetos, cursos e eventos. O recurso financeiro vem para somar ainda mais na consolidação das atividades”, finalizou o pró-reitor.