Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segue até 8 de março prazo da segunda etapa do processo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2018

Segue até 8 de março prazo da segunda etapa do processo

Servidores devem fazer a autoavaliação e avaliar a chefia imediata por meio do sistema online.
por Laura Silveira publicado: 28/02/2019 08h53 última modificação: 28/02/2019 13h00

Servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) têm até 8 de março para avaliarem a chefia imediata e se autoavaliarem, na segunda etapa da Avaliação de Desempenho 2018. 

Só podem participar os docentes e técnicos-administrativos que tenham, no mínimo, oito meses de efetivo exercício na instituição no ano passado, e que não tenham mais de quatro faltas injustificadas por ano.

O processo é feito por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho.

Depois de finalizar a autoavaliação, o servidor tem o prazo de dez dias para solicitar a revisão da nota dada pela chefia imediata, caso ache necessário. 

"A solicitação da revisão é feita pelo sistema. O servidor deve explicitar, em cada item da avaliação, o que fundamenta o pedido para a alteração da nota, sempre que possível recorrendo a elementos de registro relacionados a seus argumentos, como folha de ponto, certificados, atividades concluídas, entre outros", explicou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

Após a chefia imediata analisar a solicitação e decidir o resultado da revisão, o servidor tem dez dias para interpor recurso, que será avaliado por uma comissão. Decorrido esse prazo, o sistema automaticamente registra como se não houvesse recurso.

Para mais informações, o servidor pode acessar a Página da Avaliação ou a seção Perguntas Frequentes sobre a Avaliação de Desempenho.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida), se lotado na reitoria, ou com a respectiva Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) de seu campus. 

Avaliação - Realizada anualmente no IFMS, é uma ferramenta para apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades desempenhadas, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Também é instrumento para a progressão por mérito do servidor.

São três os perfis de servidores no processo, 
  • técnico-administrativo: autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

O processo neste ano começou no dia 1º de fevereiro, com campanhas de sensibilização nas unidades do IFMS.

Os servidores tiveram prazo para apresentar os certificados de capacitações realizadas em 2018 e, com isso, pontuar na Avaliação. Pela primeira vez, o registro dos certificados foi feito pelo Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Até o último dia 22, as chefias puderam avaliar os subordinados e o superior imediato. A partir de 11 de março será a vez das chefias realizarem a autoavaliação.

Depois iniciam as reuniões de feedback individuais e das chefias com a equipe de trabalho. O cronograma segue até abril,  simultaneamente na reitoria e nos dez campi.

Cronograma da Avaliação de Desempenho 2018

DataEtapa prevista
1º a 08/02/2019
  • Divulgação do programa e sensibilização 
1º a 11/02/2019
  • Apresentação de certificados de capacitações em 2018 (via Suap)
11 a 22/02/2019
  • Chefia avalia subordinados e o superior imediato
25/02 a 08/03/2019
  • Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
11 a 15/03/2019
  • Chefia realiza a autoavaliação
18 a 22/03/2019
  • Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
25 a 29/03/2019
  • Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
1º a 05/04/2019
  • Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
08 a 12/04/2019
  • Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho