Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda etapa do processo começa no dia 25

Avaliação de Desempenho 2018

Segunda etapa do processo começa no dia 25

Servidores terão até 8 de março para avaliarem chefia imediata e se autoavaliarem.
por Laura Silveira publicado: 21/02/2019 10h15 última modificação: 21/02/2019 10h29

Tem início na segunda-feira, 25, a segunda etapa da Avaliação de Desempenho 2018 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Nesta fase, os servidores terão até 8 de março para avaliarem a chefia imediata e se autoavaliarem, por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho.

Só podem participar do processo os docentes e técnicos-administrativos que tenham, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano passado, e que não tenham mais de quatro faltas injustificadas por ano.

"Esta etapa é o momento de o servidor demonstrar uma visão analítica, buscando um olhar crítico-construtivo tanto no que se refere à própria atuação como à da chefia, em prol dos objetivos do setor e, por fim, da instituição", apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

"É o momento de o servidor demonstrar uma visão analítica, buscando um olhar crítico-construtivo tanto no que se refere à própria atuação como à da chefia, em prol dos objetivos do setor e da instituição", apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

Realizada anualmente no IFMS, a Avaliação é uma ferramenta para apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades desempenhadas, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Também é instrumento para a progressão por mérito do servidor.

São três os perfis de servidores no processo:

  • técnico-administrativo: autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Em caso de dúvidas, o servidor deve entrar em contato com a Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida), se lotado na reitoria, ou com a respectiva Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) de seu campus. Também é possível acessar a seção Perguntas Frequentes sobre a Avaliação de Desempenho.

Etapas - O processo começou no dia 1º de fevereiro, com campanhas de sensibilização sobre o programa realizadas nas unidades do IFMS, definidas localmente pela Cogep e pelo psicólogo de cada campus.

Na reitoria, a Codev abriu espaço para que interessados participassem de encontros em grupos com as psicólogas da unidade para compartilhamento de ideias sobre "Desempenho: trabalho e efetividade". 

Os servidores tiveram prazo para apresentar os certificados de capacitações realizadas em 2018 para pontuar na Avaliação. Pela primeira vez, o registro dos certificados foi feito pelo Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Até esta sexta-feira, 22, as chefias devem avaliar os subordinados e o superior imediato.

No processo também constam etapas como reuniões de feedback individuais e das chefias com a equipe de trabalho, além do possível pedido de revisão da nota e recurso.

O cronograma segue até abril,  simultaneamente na reitoria e nos dez campi. A divulgação do programa inclui a afixação de cartazes sobre cada etapa da avaliação e o envio de e-mail marketing para os servidores.

Confira todas as informações sobre o assunto na Página da Avaliação.

Cronograma da Avaliação de Desempenho

DataEtapa prevista
1º a 08/02/2019
  • Divulgação do programa e sensibilização 
1º a 11/02/2019
  • Apresentação de certificados de capacitações em 2018 (via Suap)
11 a 22/02/2019
  • Chefia avalia subordinados e o superior imediato
25/02 a 08/03/2019
  • Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
11 a 15/03/2019
  • Chefia realiza a autoavaliação
18 a 22/03/2019
  • Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
25 a 29/03/2019
  • Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
1º a 05/04/2019
  • Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
08 a 12/04/2019
  • Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho