Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor, fique atento a mudanças na capacitação

Servidor, fique atento a mudanças na capacitação

Novas regulamentações e processos internos modificaram alguns procedimentos
por Laura Silveira publicado: 02/05/2019 11h55 última modificação: 02/05/2019 11h55

Você sabia que alguns procedimentos relativos à capacitação no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram modificados recentemente? Isso inclui novas regulamentações e processos internos, entre outros. É importante conhecê-los para facilitar os trâmites quando forem necessários.

Confira abaixo as principais mudanças:

O formulário de inscrição online, criado pela Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida), não está mais sendo utilizado. Em 2018, com a simplificação do documento, o servidor se inscrevia em algum curso e  já preenchia o formulário. Agora, isso não é mais necessário.

O Relatório de Capacitação e Avaliação de Reação 2019 já está disponível na Página da Capacitação. O documento só deve ser preenchido para os cursos que forem ofertados pelo próprio IFMS.

Desde o final do ano passado, está no ar o módulo Capacitação do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), onde os servidores devem cadastrar todo os certificados de cursos que finalizarem. A iniciativa visa desburocratizar os trâmites e permitir o controle de informações mais assertivo, atrelado à progressão por capacitação e à avaliação de desempenho. Trata-se de uma base de dados que serve como um espelho da vida funcional do servidor em relação ao seu histórico de capacitações.

Outra novidade é a publicação do Regulamento da Licença para Capacitação do IFMS. O documento traz as normas para a concessão de até três meses de licença, a cada período de cinco anos. No requerimento da licença, disponível no Suap, também está listado o passo a passo dos trâmites que devem ser seguidos.

Plano de Capacitação - Também já está disponibilizado aqui na Página do Servidor o Plano Anual de Capacitação 2019, que traz a previsão das capacitações a serem executadas este ano pela instituição.

“O Plano reflete o levantamento de demandas de capacitações realizado nas unidades do IFMS. O documento permite planejar e antever investimentos em capacitação, de forma a contemplar as necessidades dos servidores ”, apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

“O Plano reflete o levantamento de demandas de capacitações realizado nas unidades do IFMS no final do ano passado. O documento permite planejar e antever investimentos em capacitação, de forma a contemplar as necessidades dos servidores”, apontou a  a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

O documento está alinhado aos objetivos estratégicos do IFMS, e tem por base as seis linhas de desenvolvimento do Decreto nº 5.825/2006:

• iniciação ao serviço público;
  • formação geral;
  • educação formal;
  • gestão;
  • inter-relação entre ambientes;
  • específica.

O anexo do Plano traz a lista de capacitações e eventos elencados pelas unidades do IFMS para este ano.

“As análises de solicitações de auxílio para inscrição em cursos e eventos são realizadas tendo como embasamento esse Plano, que é uma construção baseada em dados coletivos e anuais. É a cultura do planejamento em relação à capacitação sendo implantada aos poucos no IFMS”, finalizou Taline.

O orçamento previsto na Lei de Orçamentária Anual (LOA) para capacitação no IFMS em 2019 é de R$ 250 mil. O valor disponível para utilização, entretanto, depende de liberação do Governo Federal.

“Devido ao bloqueio de crédito às universidades e institutos federais divulgado nesta semana, é possível que o plano anual de capacitação não possa ser aplicado nos moldes em que foi concebido", explicou a diretora-geral de Gestão de Pessoas, Claudia Jerônimo.

Mais informações estão disponíveis na Página da Capacitação.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Codev () ou com a Cogep nos campi.

registrado em: ,