Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor, seja um doador!

Solidariedade

Servidor, seja um doador!

Ajude os bancos de sangue a manter os estoques em alta.
publicado: 02/06/2015 00h00 última modificação: 03/03/2016 10h02
Ascom/IFMS

O assunto de hoje é sério, servidor. Você sabia que com a chegada do tempo frio, as doações de sangue no país tendem a diminuir?

Pensando em contribuir para o aumento do estoque das bolsas de sangue em Mato Grosso do Sul, e também para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMS decidiu promover uma campanha para doação.

A ação será na próxima terça-feira, 9. A Unidade Móvel do Hemosul estará na sede da Reitoria, em Campo Grande, das 7h30 às 11h30.

Podem participar da ação os servidores da unidade e do Câmpus Campo Grande, apresentando apenas um documento oficial de identificação com foto.

Servidores de outras unidades do IFMS também podem realizar a doação. É só procurar os bancos de sangue de seus respectivos municípios.

Essa atitutude pode salvar vidas. Contribua com a campanha e participe!

Antes de doar, lembre- se! Além de se alimentar bem, você deve evitar bebidas alcóolicas por, no mínimo, 12h antes, além de estar em boas condições de saúde e pesar mais de 55kg.

Se você teve dengue, só vai poder doar se já estiver curado há, pelo menos, um mês. Já nos casos da doença na forma hemorrágica, esse prazo aumenta para seis meses.

Pessoas do sexo masculino podem doar em intervalos de dois meses. Para as mulheres, o intervalo deve ser de, no mínimo, três meses.

Mais informações? Entre em contato com a Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS pelo telefone (67) 3378-9559.

Dia Mundial do Doador de Sangue – Instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas.

No dia 14 de junho também se comemora o aniversário de Karl Landsteiner, que ganhou o prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Você sabia? - De acordo com a Fundação Pró-Sangue, do Hemocentro de São Paulo:

- Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
- A doação não engrossa nem afina o sangue.
- Doando sangue você não ganha nem perde peso.
- Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
- A doação não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas.
- Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil.
- Para o homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas.
- Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.

registrado em:
Assunto(s): Banco de sangue