Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores devem avaliar chefia e realizarem autoavaliação

Avaliação de Desempenho

Servidores devem avaliar chefia e realizarem autoavaliação

O prazo para responder aos formulários no sistema de avaliação de desempenho termina dia 7 de março
por Adriana Orrico Carvalho publicado: 01/03/2016 12h16 última modificação: 07/04/2016 09h20
Programa de Avaliação

De 1° a 7 de março, os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) devem avaliar a chefia imediata e procederem à autoavaliação referente à atuação profissional de 2015. O acesso ao sistema é feito com o número do Siape. A senha foi enviada na semana passada por e-mail.

Nesta etapa, participam servidores com, no mínimo, oito meses de exercício efetivo na instituição, até a data-base de 31 de dezembro de 2015, e que não tenham mais de cinco faltas injustificadas no período.

Cada servidor deverá responder a dois formulários. O de autoavaliação leva em consideração os fatores de assiduidade e pontualidade, produção institucional, atuação profissional e o fator de formação, que é respondido pela Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), no campus, ou pela Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev), na reitoria.

Há quesitos diferenciados para cada carreira (professor e técnico-administrativo em educação) no que se refere ao fator de produção institucional. Por exemplo, o professor é avaliado pela orientação de estudantes e produção científica, enquanto o técnico-administrativo é avaliado pela participação em atividades/serviços e comissões.

Já os servidores que ocupam cargos de direção, função gratificada ou função de coordenação de curso que possuem subordinados serão avaliados pelo fator de gestão de pessoas, processos e recursos.

Entre os quesitos avaliados estão se o chefe realiza reuniões para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da equipe de trabalho, se estabelece objetivos, metas do setor e prazos para as ações, e se solicita ideias e propostas.

Entenda a pontuação - Nos formulários, os cinco itens de cada quesito da escala Likert de avaliação são nunca (1), poucas vezes (2), algumas vezes (3),  na maioria das vezes (4) e sempre (5).

No total, os formulários podem somar 50 pontos, sendo 45 referentes aos itens que são preenchidos pelo servidor e 5 pontos do fator de formação. Para compor a nota final essa pontuação é convertida, podendo alcançar até 100 pontos.

No caso dos professores,  a pontuação é convertida proporcionalmente em até 70 pontos e somada aos pontos da avaliação do docente pelo discente, que corresponde a no máximo 30 pontos.

A psicóloga Sofia Urt explica que este é um momento de se fazer uma avaliação isenta dos comportamentos apresentados no desempenho do trabalho. "Também acredito ser um pouco complicado o servidor que se avalia e avalia o outro com a pontuação máxima, em todos os itens, pois sempre é possível melhorarmos", avalia a Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

O Programa de Avaliação de Desempenho do IFMS prevê ainda as etapas de autoavaliação das chefias, que começa na próxima semana e as reuniões de feedback a partir do dia 14 de março. Por isso, fique atento ao cronograma.