Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de curso na área de organização de eventos

Servidores participam de curso na área de organização de eventos

Capacitação tem foco na padronização de procedimentos no IFMS
por Laura Silveira publicado: 15/03/2017 15h10 última modificação: 15/03/2017 17h19

Servidores da reitoria e dos dez campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) participam desde segunda-feira, 13, da capacitação "Práticas de Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais", organizada pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão) na sede da reitoria, em Campo Grande.

“A Proex já pensava na realização dessa capacitação há algum tempo. É um pedido dos próprios servidores que já atuam na área de eventos nos campi, uma vez que a maioria não tem conhecimento específico sobre o assunto”, apontou a coordenadora em exercício de Programas, Projetos de Extensão e Eventos, Ida Rockel.

Ministrado pela diretora do Núcleo de Comunicação Social do Instituto Federal de Brasília (IFB), Sandra Branchine, o curso tem carga horária de 20 horas. São abordados temas como as fases da organização de um evento, principais regras que constam no Decreto nº 70.274/72, tipos de eventos, protocolo em cerimônias de formatura, entre outros.

“O que estamos fazendo aqui no IFMS é trocando experiências, sucessos e falhas. Fazer essa avaliação interna é o que nos faz crescer enquanto instituição. Nós, como profissionais da área de eventos, só temos a ganhar”, afirmou Sandra.

Orientações para organizar eventos - Os participantes do curso aprendem na prática desde a ordem correta de precedência na composição da mesa de autoridades, disposição das bandeiras em uma solenidade, até o papel do cerimonialista e do mestre de cerimônias na organização e realização dos eventos.

Também estão sendo repassadas informações relativas à estruturação de uma solenidade, questões financeiras e de ordem legal, com foco na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

"Nós já somos profissionais da área de eventos na Rede Federal, promovemos grandes eventos institucionais como o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e a Reditec [Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica]”, ressaltou Sandra, que atua na organização de eventos da Rede desde 1998 e é uma das responsáveis pela atual revisão do Guia de Eventos da Rede Federal.

Eventos no IFMS - Atualmente, cada campus tem instituída uma comissão de cerimonial com a participação de servidores. A previsão, a partir de agora, é a padronização dos procedimentos, por meio da implantação de um núcleo permanente de eventos em cada unidade.

A previsão é que cada núcleo seja formado por um coordenador, cerimonialista, mestre de cerimônia e demais membros, todos servidores do IFMS. Também está prevista a elaboração de um guia de eventos do Instituto Federal.

A capacitação será encerrada na tarde desta quarta-feira, 15.

registrado em: , ,
Assunto(s): Protocolo, Capacitação