Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem elaborar Exame de Seleção 2019

Oportunidade

Servidores podem elaborar Exame de Seleção 2019

Inscrições no processo seletivo podem ser feitas entre 14 e 27 de agosto, na Central de Seleção.
por Laura Silveira publicado: 09/08/2018 08h37 última modificação: 09/08/2018 08h43

Está publicado na Central de Seleção o edital nº 058/2018 que abre o processo seletivo para formação da Banca Examinadora do Exame de Seleção 2019. Os docentes e técnicos-administrativos selecionados irão elaborar questões para a prova de ingresso nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

O Exame é composto por 50 perguntas de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Para participar, além de compor o quadro permanente do IFMS, é necessário ter as respectivas formações específicas:

Área                               Formação
Língua Portuguesa Licenciatura em Letras
Matemática Licenciatura em Ciências Exatas e/ou docência comprovada nos ensinos fundamental e/ou médio em Matemática
Conhecimentos Gerais Qualquer curso de ensino superior com docência comprovada nos ensinos fundamental e/ou médio

As questões devem ser inéditas e contemplar pelo menos 80% do conteúdo programático. Também é necessário manter sigilo sobre a prova. Demais regras do processo seletivo e atribuições dos elaboradores constam no edital.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas entre 14 e 27 de agosto, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Cada candidato poderá se inscrever para apenas uma das áreas de elaboração.

É vedada a participação de servidores que tenham parentes consanguíneos até 3º grau ou afins que participem, direta ou indiretamente, do Exame de Seleção 2019 como candidatos.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 29 de agosto, sob a supervisão da Comissão Central do Exame de Seleção 2019, designada pela Portaria nº 1.180/2018, disponível no Boletim de Serviço nº 32/2018, e de servidores da Proen (Pró-Reitoria de Ensino).

Serão sorteados três servidores por área, sendo o primeiro presidente e os demais membros da Banca Examinadora, responsáveis pela elaboração da prova, além de mais dois servidores suplentes.

Não havendo candidato inscrito para uma determinada vaga/área de elaboração da prova, a Comissão Central poderá convidar/designar um servidor público federal para a realização da atividade.

O resultado final será publicado no dia 3 de setembro, e as questões deverão ser elaboradas até o dia 28.

Remuneração - Seguirá a Tabela de Gratificação por Encargo de Curso/Concurso e o regulamento vigente no ato do pagamento, em conformidade com a Portaria SEGRT/MP nº 4.181/2018. Vale ressaltar que tais valores estão sendo atualizados pelo IFMS e serão divulgados em breve.

Somente serão remuneradas as questões homologadas e que efetivamente forem utilizadas no Exame de Seleção 2019.

O Termo de Compromisso e Responsabilidade para a Elaboração de Questões para o Exame de Seleção 2019 deverá, obrigatoriamente, ser entregue antes do início das atividades.