Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para elaboração de questões do Exame de Seleção 2018

Oportunidade

Aberta seleção para elaboração de questões do Exame de Seleção 2018

Servidores interessados poderão se inscrever entre 1º e 11 de agosto, pela Central de Seleção
por Laura Silveira publicado: 27/07/2017 08h38 última modificação: 27/07/2017 08h37

Mais uma boa oportunidade para os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul): está aberta a seleção de docentes e técnicos-administrativos que irão compor a banca examinadora para elaboração das questões do Exame de Seleção 2018.

A prova de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição é composta por 50 perguntas de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Para participar, além de compor o quadro permanente do IFMS, é necessário ter as respectivas formações específicas:

Área                               Formação
Língua Portuguesa Licenciatura em Letras
Matemática Licenciatura em Ciências Exatas e/ou docência comprovada nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em Matemática
Conhecimentos Gerais Qualquer curso de ensino superior

Além de elaborar as questões inéditas de acordo com o conteúdo programático do Exame de Seleção, os servidores selecionados terão, ainda, como responsabilidades:

• utilizar bibliografia e referenciais com informações atualizadas;
  • elaborar o gabarito, tendo o cuidado de alternar aleatoriamente as opções corretas;
  • elaborar as questões em locais que não permitam acesso de terceiros, tendo em vista o sigilo da prova;
  • fazer as adequações indicadas pelos revisores;
  • responder aos recursos impetrados pelos candidatos, quando referentes às questões que elaborou;
  • participar das reuniões com a comissão;
  • manter sigilo sobre as questões das provas e demais informações sigilosas do processo.

Demais regras e atribuições estão dispostas no Edital nº 059/2017, publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever gratuitamente entre 1º e 11 de agosto, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Cada candidato poderá se inscrever para apenas uma das áreas de elaboração.

É vedada a participação de servidores que tenham parentes consanguíneos até 3º grau ou afins que participem, direta ou indiretamente, do Exame de Seleção 2018 como candidatos.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico público, sem a necessidade da presença de candidatos, sob a supervisão da Comissão Central do Exame de Seleção 2018 e servidores da Proen (Pró-Reitoria de Ensino).

A previsão é que o sorteio seja realizado no próximo dia 15 de agosto.

Serão sorteados quatro servidores por área, sendo os três primeiros membros da banca e o último sorteado suplente, que ficarão responsáveis pela elaboração das questões da prova, segundo o conteúdo programático a ser proposto pela banca e homologado pela Comissão Central do Exame de Seleção.

Não havendo candidato inscrito para uma determinada vaga/área de elaboração de provas, a Comissão Central poderá convidar/designar um servidor público federal para a realização da atividade.

$$$ - A remuneração pelos serviços prestados será realizada conforme Tabela de Gratificação por Encargo de Curso/Concurso (Regulamento da Digep 007/2014 e Portaria SEGRT/MP nº 6/2017), no valor de R$ 137,19 por questão.

Somente serão pagas as questões homologadas e que efetivamente forem utilizadas no Exame de Seleção 2018. As questões selecionadas que, por ocasião de interposição de recursos, venham a ser anuladas, não serão remuneradas.

O Termo de Compromisso e Responsabilidade para a Elaboração de Questões para o Exame de Seleção 2018 (anexo III do edital) deverá, obrigatoriamente, ser entregue antes do início das atividades.

Ficou com dúvidas? - Entre em contato com a Comissão Central do Exame de Seleção pelo e-mail .