Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem solicitar apoio para publicações científicas

Auxílio

Servidores podem solicitar apoio para publicações científicas

Fomento para publicação de artigos científicos e relatos de experiência pode chegar a R$ 73 mil
por Osvaldo Sato publicado: 29/09/2021 08h00 última modificação: 07/12/2021 18h29

Servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já podem submeter propostas no edital que destina apoio financeiro para publicação de artigos científicos e relatos de experiência.

edital de fluxo contínuo de nº 73/2021 está publicado na Central de Seleção.

Podem submeter propostas docentes e/ou técnicos-administrativos que desenvolvam pesquisas no IFMS e/ou em instituição parceira com a qual haja acordo de cooperação formalizado.

O valor total do fomento é de R$ 73 mil. Cada proposta poderá receber até R$ 3 mil de apoio financeiro.

Os recursos poderão ser usados para custear parcialmente ou integralmente taxas de: tradução e/ou revisão de artigo científico para língua estrangeira; publicação de artigo científico em periódicos científicos de elevado impacto; e revisão textual de manuscritos e relatos de experiências de extensão.

Submissão - Deve ser feita até 05 de dezembro, por meio de abertura de processo no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

O servidor pesquisador e/ou extensionista deverá indicar no processo, como interessados, o(a) diretor(a) de Pesquisa no IFMS e o(a) coordenador(a) de Pesquisa e Inovação do campus onde está lotado.

Depois, o interessado deverá inserir arquivo no formato PDF, com acesso restrito, contendo todos os documentos elencados no item 6.7 do edital.

Após criado, o primeiro trâmite do processo deverá ser realizado pelo servidor, tendo como “Setor de Destino” a Dirpe (Diretoria de Pesquisa), ligada à Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação).

Projetos - Cada servidor pesquisador e/ou extensionista pode ter apenas uma proposta de artigo ou relato de experiência a ser financiado pelo edital.

Servidores dos campi Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas podem submeter mais de uma proposta, uma vez que também haverá financiamento com recursos próprios dos respectivos campi, mediante análise da direções.

Um mesmo manuscrito científico não pode ser apresentado por diferentes autores ou a diferentes periódicos.

A proposta deve, ainda, estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Seleção -  A análise final das propostas de artigos científicos a serem traduzidos e/ou publicados será realizada pelas diretorias de Pesquisa e de Extensão do IFMS.

As propostas serão analisadas em até 10 dias úteis, obedecendo a ordem de submissão e/ou homologação.

Caso contemplada, a proposta receberá o auxílio financeiro em até 60 dias após a homologação do resultado.

A prestação de contas deverá ser feita no prazo de 12 meses, a partir do recebimento do recurso financeiro.

*Texto corrigido em 07/12/2021 para adequação ao cronograma do edital.