Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem solicitar auxílio para eventos científicos

Servidores podem solicitar auxílio para eventos científicos

Valores dos auxílios variam de R$ 500,00 a R$ 3.500,00, dependendo do local do evento
por Cleyton Lutz publicado: 07/12/2016 08h00 última modificação: 07/12/2016 08h06

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou as regras do processo seletivo para servidores que tenham interesse em participar de eventos nacionais e internacionais em 2017 com o apoio institucional.

O edital se destina a eventos de natureza científica e/ou tecnológica, no Brasil ou no exterior, exclusivamente para apresentação de trabalhos na condição de autor ou coautor. A seleção será realizada em duas etapas.

Podem participar servidores do quadro permanente que coordenem ou participem de projetos de ensino, extensão ou pesquisa e inovação aprovado pela pró-reitoria pertinente, que tenham submetido ou tenham intenção de submeter trabalho de relevância científica e tecnológica em eventos que ocorrerão no próximo ano.

Saiba como se inscrever – Para os eventos internacionais previstos para ocorrerem o ano todo e para os nacionais realizados até julho, a inscrição deverá ser feita entre 12 de dezembro e 31 de janeiro, na Central de Seleção do IFMS.

Além do cadastro de solicitação de apoio, também será preciso preencher o formulário de inscrição e a declaração de atividades no IFMS, e enviar o Currículo Lattes (formato XML). Os modelos estão disponíveis no edital de abertura.

Professores precisam de uma declaração da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren), atestando que o trabalho está relacionado ao Plano de Atividades (PAT). Os técnico-administrativos devem ter anuência da chefia imediata.

A inscrição na segunda etapa, para eventos nacionais que irão ocorrer entre julho e dezembro de 2017, poderá ser realizada de 2 a 31 de maio, seguindo as mesmas normas da primeira etapa.

Independentemente do número de servidores autores ou coautores do trabalho, somente um deles poderá solicitar o auxílio financeiro.

Entenda o processo seletivo – Será feito por uma comissão específica e consistirá na análise da atuação do servidor no IFMS nos últimos três anos, sua produção científica e tecnológica e experiência profissional nos últimos três anos e da relevância do evento/trabalho.

A avaliação será realizada a partir dos dados informados pelo candidato na inscrição e conforme a tabela de elementos para avaliação (anexo 3 do edital).

Valores dos auxílios – Variam de R$ 500,00 e R$ 1.800,00 para eventos nacionais, e de R$ 1.800,00 a R$ 3.500,00 para os internacionais. A variação está relacionada à região do Brasil ou do continente em que o evento ocorrerá. O servidor poderá receber auxílio para apenas um evento durante o ano todo.

O recurso total destinado ao edital por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) é de R$ 30 mil, para as duas etapas do processo seletivo.

O recebimento do auxílio financeiro ficará condicionado à apresentação, em até 30 dias antes da data do evento, do comprovante de aceite do trabalho emitido pela organização do evento (cópia simples), primeira página do artigo/resumo e termo de compromisso de apresentação de trabalho (anexo 5 do edital).

Docentes também precisam entregar o formulário de solicitação de substituição de aulas, enquanto que para os técnicos-administrativos é exigido o termo de ciência da chefia imediata sobre a participação do servidor.

Após o retorno do evento, em até dez dias, o servidor deverá apresentar à Propi o relatório de participação em eventos científicos (anexo 6 do edital), comprovantes de viagem e o certificado ou declaração de participação no evento.

Serviço  Dúvidas e solicitação de informações complementares devem ser encaminhadas à pró-reitoria pelo e-mail propi@ifms.edu.br. O telefone para contato é (67) 3378-9599.

Ascom/IFMS

registrado em: , ,