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Servidores podem solicitar auxílio para trabalhos científicos

Edital visa a melhoria dos indicadores de produtividade científica institucionais. Submissão poder feita a partir do dia 27
por Cleyton Lutz publicado: 23/02/2023 11h31 última modificação: 28/02/2023 09h08

Os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) podem solicitar auxílio institucional para pagamento de despesas com revisão textual, tradução e/ou revisão de artigos e relatos de experiência para língua estrangeira e de taxas de publicação em periódicos científicos de elevado impacto. 

O edital de fluxo contínuo busca garantir a garantir a divulgação dos resultados das pesquisas técnico-científicas desenvolvidas pelos servidores pesquisadores/extensionistas e estudantes do IFMS, visando a melhoria dos indicadores de produtividade científica institucionais. 

O total destinado é de R$ 25 mil. O valor por trabalho varia de acordo com extrato da publicação, percentual mínimo e valor limite para revisão textual, tradução e publicação.

Cada servidor pesquisador e/ou extensionista poderá ter apenas duas propostas de artigo ou relato de experiência a ser traduzido, revisado e/ou publicado.

Um mesmo manuscrito científico não poderá ser apresentado por diferentes autores, ou a diferentes periódicos sob pena de indeferimento das propostas e/ou de devolução do recurso de todas as propostas na ocasião da prestação final de contas.

A proposta deverá estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Submissão – Pode ser feita a partir de 27 de fevereiro e estendendo até o final do mês de novembro, por servidores (docentes e técnico-administrativos) que cumpram os requisitos especificados no edital de abertura. 

A proposta de manuscrito deve ser encaminhada única e exclusivamente, por meio de processo criado e tramitado via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), sendo necessário criar o processo eletrônico e indicar como interessados os responsáveis pela Diretoria de Pesquisa (Dirpe), Diretoria de Extensão (Direx) e Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus. 

Após a criação do processo eletrônico, deverá ser inserido apenas um arquivo no formato PDF, com acesso restrito, contendo todos os documentos que se seguem na mesma sequência em que estão listados:

  • termo de compromisso do autor preenchido e assinado pelo solicitante (Anexo I);
  • formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo solicitante (Anexo II);
  • cópia do manuscrito a ser submetido, contendo os nomes dos autores e afiliações, agradecimentos e suporte financeiro, três orçamentos de Pessoa Jurídica constando o CNPJ dessa, discriminando o serviço a ser prestado, o título do manuscrito, dados do prestador de serviço e data da cotação (no caso de solicitação para o pagamento de serviço de tradução/revisão em língua estrangeira);
  • cópia do manuscrito para publicação, contendo os nomes dos autores e afiliações, agradecimentos e suporte financeiro, comprovante do aceite final do manuscrito emitido pelo periódico, cópia da tela do periódico onde conste o valor da taxa de publicação ou faturain (voice) com o valor da taxa de publicação (no caso de solicitação para o pagamento de taxa de publicação).

Seleção – A análise final das propostas será realizada pela Dirpe ou Direx, de acordo com a natureza dos pedidos, tendo como critérios a ordem de submissão da proposta, os requisitos e documentos solicitados no edital, a relação do trabalho científico com a pesquisa e/ou pós-graduação desenvolvidos na instituição e a participação de estudantes do IFMS como co-autores do trabalho. 

As propostas serão analisadas obedecendo a ordem de submissão e/ou homologação, em até 15 dias após o recebimento, com divulgação na Central de Seleção.

Qualis referência Capes Valor limite para revisão textual em Português Valor limite para tradução/revisão em Língua Estrangeira Valor limite pata publicação
Estrato Percentual mínimo
A1 ou A2 75% R$ 300 R$ 1.000 R$ 3.000
A3 ou A4 50% R$ 2.000
B1 ou B2 25% R$ 500
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