Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem sugerir necessidades de capacitação até o dia 14

PDP

Servidores podem sugerir necessidades de capacitação até o dia 14

Etapa integra elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas para o ano que vem.
por Laura Silveira publicado: 02/07/2020 11h47 última modificação: 02/07/2020 11h47

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está em fase de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) referente a 2021, documento que tem a finalidade de elencar, anualmente, as ações de desenvolvimento necessárias para que sejam atingidos os objetivos institucionais.

O plano foi instituído pelo Decreto nº 9.991/19 - que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) - e desde então, os órgãos e entidades da administração pública federal, direta autárquica e fundacional devem realizar internamente o levantamento das necessidades de capacitação que irão compor o plano da instituição com vigência no ano seguinte.

Um dos objetivos é reduzir o desvio existente entre as necessidades e as ações de desenvolvimento realizadas para os servidores.

Conforme o decreto, todas as ações de desenvolvimento a serem realizadas devem ter tido a necessidade prevista no PDP, inclusive nos casos em que ocorra o afastamento do servidor. Por isso, a importância de que o levantamento das necessidades conte com a ampla participação dos servidores.

Como participar - Para o levantamento das necessidades, a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) compartilhou planilha com as Cogeps (Coordenação de Gestão de Pessoas) nos campi e com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas na Reitoria.

Assim, os servidores interessados em fazer sugestões ao PDP devem buscar a Cogep da unidade para mais informações; na Reitoria, a Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida). O prazo termina no próximo dia 14.

A partir daí, o IFMS terá até agosto para encaminhar o documento ao órgão central Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

"Na contribuição com o PDP, é importante observar que estamos definindo as necessidades de desenvolvimento a serem supridas com as ações de capacitação e qualificação que realizamos enquanto servidores. Precisamos refletir sobre o que é necessário desenvolver em nós mesmos para melhorarmos aspectos da nossa rotina de trabalho", explicou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

"Na contribuição com o PDP, é importante observar que estamos definindo as necessidades de desenvolvimento a serem supridas com as ações de capacitação e qualificação que realizamos enquanto servidores", explicou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

As sugestões devem abordar necessidades de desenvolvimento, e não de cursos. Por exemplo, em vez de dizer que é necessário realizar um curso de Excel, o correto é afirmar que existe a necessidade de 'aplicar conhecimentos em planilhas eletrônicas para aprimorar a produção de relatórios gerenciais do setor, tornando o procedimento mais eficiente com a redução do tempo da atividade e ampliando a variedade de informações geradas'.

Para mais informações sobre a elaboração do PDP, confira o guia elaborado pelo órgão central do Sipec com dicas úteis para simplificar o processo.

PDP - Contém a descrição das necessidades de desenvolvimento de cada órgão no ano seguinte, incluídas as necessidades de desenvolvimento de capacidades de direção, chefia, coordenação e supervisão; o público-alvo de cada ação de desenvolvimento; as ações de desenvolvimento previstas para o exercício seguinte, com a respectiva carga horária estimada; e o custo estimado das ações de desenvolvimento.

Qualquer despesa com capacitação depende do PDP, seja em forma de afastamento, pagamento de inscrição, contratação de curso, diárias e passagens para capacitação.

Na página da Capacitação você pode acessar o PDP vigente no IFMS e mais informações sobre o tema.