Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último módulo do programa aborda práticas de ensino

Formação Continuada

Último módulo do programa aborda práticas de ensino

Servidores interessados podem se inscrever a partir de 27 de agosto. São ofertadas 444 vagas.
por Laura Silveira publicado: 21/08/2018 08h33 última modificação: 21/08/2018 12h25

Publicado nessa segunda-feira, 20, na Central de Seleção, o edital de abertura da seleção para o sexto e último módulo do Programa de Formação Continuada do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Com o tema Práticas de Ensino, o objetivo é conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias.

São ofertadas 444 vagas para servidores efetivos, aposentados ou em exercício provisório no IFMS, dos dez campi da instituição e reitoria.

Os interessados devem se inscrever entre os dias 27 de agosto e 17 de setembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção. 

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. O resultado final deverá ser divulgado no dia 24 de setembro.

Palestra de abertura - O módulo terá início no mesmo dia 24 de setembro, com a palestra de abertura ministrada pelo docente do IFS (Instituto Federal de Sergipe), José Adelmo Menezes de Oliveira.

A atividade terá início às 15 horas, na sala do Conselho Superior, na reitoria, em Campo Grande, com transmissão por videoconferência aos campi.

Programa de Formação -  É organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino), em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

O início das atividades do Módulo VI no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) está previsto para 1º de outubro. Os servidores poderão participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

O módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. As atividades na plataforma são supervisionadas por instrutores.

Ao final das atividades, os servidores receberão certificado de conclusão, com carga horária de 40 horas.

O Programa de Formação Continuada do IFMS teve início em dezembro de 2016. Foram ofertados cinco módulos com temas variados, como currículo, avaliação e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Profissão docente  Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
III – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional  Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias assistivas.