Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último módulo será aberto no dia 28 de novembro

Programa de Formação

Último módulo será aberto no dia 28 de novembro

Prazo de inscrições será reaberto nesta sexta-feira, 9, e seguirá até o dia 21 de novembro.
por Juliana Aragão publicado: 08/11/2018 10h36 última modificação: 08/11/2018 10h36

A palestra de abertura do sexto e último módulo do Programa de Formação Continuada do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) será realizada no dia 28 de novembro, na reitoria, em Campo Grande, com transmissão por videoconferência aos dez campi.

Com o tema "Práticas de Ensino", o módulo será aberto pela pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Acre (IFAC), Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio. A atividade terá início às 15 horas.

Docentes e técnicos-administrativos interessados em fazer o módulo poderão se inscrever em um novo prazo que será aberto nesta sexta-feira, 9, e seguirá até 21 de novembro. Podem se inscrever servidores efetivos, aposentados ou em exercício provisório nos dez campi e na reitoria do IFMS.

A inscrição deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo para participação no Programa de Formação.

Programa de Formação -  É organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino), em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

O início das atividades do Módulo VI no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) será informado posteriormente aos inscritos. Supervisionados por instrutores, os servidores poderão participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

O módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma terá duração de duas semanas. Ao final, os servidores receberão certificado de conclusão, com carga horária de 40 horas.

O Programa de Formação Continuada do IFMS teve início em dezembro de 2016. Foram ofertados cinco módulos com temas variados, como currículo, avaliação e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Profissão docente  Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
III – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional  Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias assistivas.