Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Umidade do ar baixa: perigo em alta!

Prevenção

Umidade do ar baixa: perigo em alta!

Saiba como se prevenir dos problemas causados pelo tempo seco.
publicado: 28/08/2015 13h00 última modificação: 07/07/2016 13h40

Após um longo período de seca, enfim a chuva chegou a Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, por exemplo, a umidade do ar ultrapassou os 80% nessa quinta-feira, 27. Apesar disso, as previsões indicam que o tempo seco vai continuar e a umidade deve baixar, de novo, para 21% nos próximos dias.

Vale lembrar que o percentual minínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 30%.

A baixa umidade é perigosa porque agride a pele, os olhos, os pulmões, a garganta e pode agravar quadros de gripe ou alergias (de pele e respiratórias). As pessoas mais vulneráveis são os idosos e as crianças, que desidratam com maior facilidade. Também estão no grupo aquelas que têm ou tiveram doenças no aparelho respiratório.

O que fazer? Algumas soluções simples e já conhecidas podem ajudar a aliviar o problema. Segundo a enfermeira do IFMS, Suellen Monteiro, é preciso tomar bastante água para manter o corpo hidratado e usar colírio nos olhos, do tipo “lágrima artificial”, se sentir que eles estão secos.

“Lavar as narinas com solução fisiológica, colocar bacias com água ou toalhas molhadas no ambiente e o uso de aparelhos umidificadores também pode ajudar”, explica.

É importante ainda deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira.

Também é necessário ingerir mais frutas e verduras. São boas opções para esta época o abacaxi, o melão e a melancia, que são hidratantes naturais, além dos sucos naturais de qualquer fruta.

Já em relação a atividades físicas, de acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h. Nesta época do ano, a prática sem controle pode causar desidratação.

Quer saber mais? Acesse:

Cuidados especiais no inverno (Blog da Saúde, do Ministério da Saúde)

registrado em: