Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ficou mais fácil saber o valor da parcela de um consignado

Ficou mais fácil saber o valor da parcela de um consignado

Pelo Portal de Serviços do Servidor é possível simular empréstimos consignados, saber informações como o valor de juros e parcelas
publicado: 10/07/2015 16h02 última modificação: 15/04/2016 09h38
Ascom/IFMS

Qualquer servidor federal agora pode consultar várias instituições financeiras ao mesmo tempo para saber qual delas oferece as melhores condições para um empréstimo consignado.

Para isso, é só acessar o Portal de Serviços do Servidor, entrar no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e escolher a opção Consignações. Em seguida, basta clicar na opção “Simular Consignação”.

Depois é só escolher as instituições, o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento. Daí, o sistema calcula automaticamente o valor da parcela, informa os juros e faz o cálculo do custo total do empréstimo, possibilitando a comparação entre os resultados. Tudo é bem fácil.

“É importante o servidor, depois de fazer a simulação, conversar com a instituição financeira para verificar se as taxas estão corretas, se é um banco confiável e se não há outros custos que podem ser incluídos posteriormente”, diz Lidiane de Medeiros Barbosa, Coordenadora de Cadastro e Pagamento.

Extrato - Outra funcionalidade disponibilizada é o acompanhamento das consignações já realizadas por meio de um Extrato ou do Resumo de Consignações, também disponível na opção Consignações.

Na modalidade Extrato é possível acompanhar as consignações efetivamente comandadas para desconto no contracheque do mês/ano de referência consultado. Já na modalidade Resumo das Consignações é possível acessar um relatório consolidado online de todas as consignações vigentes, com o detalhamento da real situação da margem consignável. Há também informações sobre descontos porventura não efetivados no contracheque e o motivo da negativa do desconto.