Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fique por dentro dos prazos do Planejamento do IFMS

Biênio 2022-23

Fique por dentro dos prazos do Planejamento do IFMS

Setores da reitoria e campi devem enviar primeira parcial do Relatório Anual Específico (RAE) de 2022 até 29 de abril
por Juliana Aragão publicado: 04/04/2022 13h25 última modificação: 04/04/2022 13h25

Servidores que atuam há pelo menos um ano no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já devem ter ouvido falar em PAE e RAE. Têm os que sabem o significado, os que arriscam um palpite e os que não têm a mínima ideia.

Pois nós decidimos dar uma mãozinha para explicar o que essas siglas significam e reforçar a importância delas para o futuro da instituição.

O PAE é o Planejamento Anual Específico, documento que deve ser elaborado anualmente pelos setores da reitoria e dez campi com os objetivos, metas e ações previstos para o ano seguinte. Essa previsão deve ser feita com base no que está disposto no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) vigente. O PDI 2019-2023 é o que está em vigor atualmente.

Já o RAE é o Relatório Anual Específico, documento em que os setores da reitoria e os campi informam quais ações previstas no PAE do ano anterior foram realizadas.

"Convidamos todos a refletir sobre as nossas funções, responsabilidades, demandas e aspirações para que, no futuro, possamos colher os frutos do trabalho desenvolvido", comenta Diego Silva, diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento. 

Ah, e tem também o PAA, que é o Plano de Ação Anual. Em resumo, trata-se da soma de todos os PAE da instituição e que resulta no planejamento do IFMS para o ano inteiro.

A elaboração dos PAE e dos RAE deve ser conduzida pelas chefias dos setores da reitoria e diretores-gerais dos campi, sob supervisão da Prodi (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional), por meio da Dipla (Diretoria de Planejamento e Gestão do Conhecimento) e Copla (Coordenação de Planejamento).

O diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento, Diego Tadeu da Silva, explica que o processo de planejar o futuro da instituição é contínuo e deve ter a participação de todos os servidores.

"Buscamos uma instituição democrática que valoriza a participação de todos, e entendemos que o nosso êxito muito depende de vocês, servidores. Convidamos todos a refletir sobre as nossas funções, responsabilidades, demandas e aspirações para que, no futuro, possamos colher os frutos do trabalho desenvolvido", comenta.

A Dipla é o setor responsável por fazer a análise crítica dos resultados obtidos pelos setores da reitoria e campi. A execução do PAE 2022 pode ser acompanhada no painel publicado na seção IFMS em Números do site institucional.

Prazos - O cronograma do planejamento do IFMS para o biênio 2022-23, elaborado pela Dipla e Copla, prevê etapas a partir deste mês e segue até fevereiro do ano que vem.

"O Relatório Anual apresenta o resultado das providências que foram alocadas em um determinado período, em que se verificam qualitativamente e quantitativamente os resultados obtidos, a partir do que foi estabelecido no Plano Anual", explica o diretor.

Os documentos - RAE e PAE - devem ser enviados pelas chefias dos setores da reitoria e diretores-gerais dos campi por meio do Sistema de Planejamento.

A primeira parcial do RAE de 2022, referente ao PAE do ano passado, deve ser entregue até 29 de abril. O prazo para envio da segunda parcial é 19 de agosto, sendo que o relatório finalizado deverá ser enviado até 28 de fevereiro de 2023.

Nos RAE, segundo o diretor, devem constar os resultados parciais ou totais do período, em relação aos objetivos e metas previstos no PDI e no PAA. Diego explica que há variadas metodologias para a elaboração de relatórios anuais, bem como para a aferição de resultados organizacionais.

"Um relatório anual configura-se como parte de um planejamento de curto e médio prazo, sendo uma das últimas etapas da elaboração do Planejamento Estratégico Organizacional. Em geral, o documento apresenta o resultado das providências que foram alocadas em um determinado período - que pode ser um mês, bimestre, semestre ou ano -, em que se verificam qualitativamente e quantitativamente os resultados obtidos, a partir do que foi estabelecido previamente no Plano Anual, ou seja, das ações, orçamento, cronograma, objetivos estratégicos e metas".

O cronograma para a elaboração do PAE de 2023 terá início no segundo semestre. Os setores da reitoria deverão elaborar os planos entre 22 de agosto e 16 de setembro. Nos dias 29 e 30 está prevista a realização da Semana do Planejamento do IFMS, evento em que os gestores apresentam aos demais o que está planejado para o ano seguinte. O prazo para os campi elaborarem o PAE será de 3 de outubro a 4 de novembro.

Dúvidas e informações sobre o processo de planejamento devem ser enviadas para o e-mail .

Cronograma do Planejamento do IFMS 2022-23

Relatório Anual Específico (RAE) 2022
Data Etapa
 Até 29/04/22 Entrega da 1ª parcial do RAE
 Até 19/08/22 Entrega da 2ª parcial do RAE
 Até 28/02/23 Entrega do RAE final
Plano Anual Específico (PAE) 2023
Data/Período Etapa
22/08/22 a 16/09/22 Elaboração dos PAE dos setores da reitoria
26 a 28/09/22 Ajustes nos PAE dos setores da reitoria
29 e 30/09/22 Semana do Planejamento do IFMS
03/10 a 04/11/22 Elaboração dos PAE dos campi
14 a 18/11/22 Ajustes nos PAE dos campi