Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS abre vagas para doutorado em Ecologia e Conservação

CAPACITAÇÃO

IFMS abre vagas para doutorado em Ecologia e Conservação

São oferecidas duas vagas para professores da instituição que queiram participar do Dinter (Doutorado Interinstitucional)
por Juliana Aragão publicado: 23/08/2016 14h00 última modificação: 24/08/2016 07h46

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu duas vagas no Dinter (Doutorado Interinstitucional), realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A oferta é feita por meio do Edital nº 009/2016, publicado na Central de Seleção no último dia 19 de agosto.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ser servidor docente do quadro de pessoal permanente do IFMS e ter título de mestre.

Além de formar professores doutores, o Dinter no IFMS busca explorar o potencial dos programas de pós-graduação e criar condições para a abertura de novos cursos, contribuir para o fortalecimento de temas de pesquisa comprometidos com o desenvolvimento regional e estabelecer parcerias que busquem disseminar a ciência e a tecnologia.

Saiba quando e como se inscrever – O professor interessado poderá se inscrever gratuitamente entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, na Cerel (Central de Relacionamento) do campus onde está lotado.

Deverão ser protocolados os seguintes documentos:

- ficha de inscrição preenchida (anexo I do edital);
- declaração de pré-aceite do orientador de tese (anexo II do edital);
- projeto de tese com o plano de trabalho detalhado em três vias conforme modelo disponibilizado no Portal de Pós-Graduação da UFMS;
- cópias do RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de quitação do serviço militar, certificado de conclusão e histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação);
- uma foto 3x4 recente;
- currículo da Plataforma Lattes impresso;
- documentos que comprovem pontuação conforme tabela (anexo III do edital); e
- comprovante de proficiência em língua inglesa.

É necessário que a documentação esteja encadernada em único volume, paginada e rubricada pelo candidato.

As cópias dos documentos deverão ser autenticadas em cartório ou acompanhadas do original para autenticação no ato da inscrição por um servidor do IFMS.

Seleção - Será feita em duas etapas. Na primeira fase, que será eliminatória, a banca examinadora avaliará o projeto de tese como “recomendado”, “não recomendado” ou “demanda nova avaliação”. Nesse caso, o candidato terá prazo de dez dias para encaminhar uma nova versão do projeto, bem como a carta de encaminhamento apontando as mudanças inseridas e as justificativas, quando houver.

Na segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação avaliará os documentos apresentados pelo candidato. A avaliação será feita em conjunto com uma comissão formada por representantes da CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), CPA (Comissão Própria de Avaliação), Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e Proex (Pró-Reitoria de Extensão).

A previsão é que a homologação das inscrições seja divulgada no dia 06 de setembro, na Central de Seleção.

O resultado preliminar da primeira fase deverá ser publicado no dia 27 do mesmo mês.