Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vai ajudar a construir o novo PDI? Então, prepare-se!

Programa de Formação Continuada

Vai ajudar a construir o novo PDI? Então, prepare-se!

Módulo V do Programa de Formação trata sobre o tema. Inscrições terminam nesta quarta-feira,2.
por Juliana Aragão publicado: 02/05/2018 12h01 última modificação: 02/05/2018 12h06

Se tem uma sigla que vamos ouvir muito em 2018, essa sigla é PDI. Este ano, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem o desafio de elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2019 a 2023, o "famoso" PDI. O documento estabelece objetivos e metas da instituição, e diversas etapas de sua construção terão a participação das comunidades interna e externa.

E que tal se preparar para contribuir com o processo de elaboração do PDI? Servidores terão essa oportunidade no módulo V do Programa de Formação Continuada para o Ensino da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com previsão de início na próxima terça-feira, 8. Serão tratados dois temas: Administração Pública e Plano de Desenvolvimento Institucional.

A diretora executiva de Ensino do IFMS, Tânia Brizueña, reforça a importância na participação dos servidores neste módulo.

"O PDI é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico da instituição, e nossos docentes e técnicos-administrativos podem ajudar em sua elaboração. Ao adquirirem conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, os servidores poderão contribuir de forma muito mais efetiva e eficaz no processo de construção do documento", comentou Tânia.

"O PDI é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico da instituição. Ao adquirirem conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, os servidores poderão contribuir de forma muito mais efetiva e eficaz no processo de construção do documento", comentou a diretora executiva de Ensino, Tânia Brizueña.

O módulo também irá capacitar docentes e técnicos-administrativos para a elaboração de termos de referência e especificação de aquisições. "É fundamental que os servidores conheçam os princípios da Administração Pública e os processos que a envolvem", detalhou a diretora executiva.

Até quando posso me inscrever?As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira, 2, na Central de Seleção, onde também é possível consultar o edital com todas as regras do processo seletivo.

São oferecidas 410 vagas para servidores dos dez campi e reitoria. Podem participar docentes e técnicos-administrativos efetivos, aposentados ou em exercício provisório.

A palestra que abre o módulo V será ministrada também nesta quarta-feira, 2, pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Andrei Zwetsch Cavalheiro, a partir das 15h, na reitoria, e transmitida por videoconferência aos dez campi. Todos os servidores, inscritos ou não, podem participar.

Saiba mais sobre o Programa - Organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino) em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), busca promover a formação continuada dos servidores do IFMS, visando à qualidade do ensino.

O Programa é dividido em seis módulos, de 40 horas cada. As primeiras etapas trataram dos temas: concepção dos institutos federais, profissão docente, currículo e avaliação. O sexto e último módulo irá abordar práticas de ensino.

Após cada palestra de abertura, são desenvolvidas atividades no Avea (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) sob a supervisão de instrutores. Os servidores podem participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

Cada módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. Ao final das atividades, os servidores receberão certificado de conclusão.

Como participar da elaboração do PDI? - O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS 2019-2023 foi apresentando pelo reitor Luiz Simão Staszczack e por diretores-gerais de campi no último dia 26.

O processo inclui diversas etapas de participação social, em que as comunidades interna e externa poderão ajudar a instituição a planejar suas metas e objetivos. A primeira é a revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS, que começa nesta quinta-feira, 3. Estão previstas ainda audiências públicas, envio de sugestões por meio digital (O IFMS que você quer) e consulta pública à minuta do documento.

Todas as informações sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023 estão no i-Cidadania, espaço disponibilizado no site institucional e voltado exclusivamente à participação social no IFMS.