Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para professor mediador a distância

Aberta seleção para professor mediador a distância

São ofertadas três vagas para atuação como bolsista em especialização no Campus Dourados.
por Osvaldo Sato publicado: 09/10/2018 10h47 última modificação: 09/10/2018 10h47

Estão abertas até a próxima segunda-feira, 15, as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de bolsistas para a função de professor mediador a distância no curso de especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

O curso será ofertado na modalidade a distância pelo IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), em parceria com a  Setec/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação), em 30 polos no país.

Para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), estão sendo ofertadas três vagas de professor mediador do curso, que ofertado no Campus Dourados - único polo para essa especialização a distância no Estado.

As vagas são para três áreas, conforme a tabela abaixo:

Vagas por área
Educação I Educação II Educação III
Formação mínima exigida Formação mínima exigida Formação mínima exigida
Professor com licenciatura ou graduação em Informática, pós-graduação em Educação e experiência docente em EaD Professor com graduação em Letras e pós-graduação lato sensu na área de Educação Professor com graduação em Pedagogia e pós-graduação lato sensu na área de Educação
Total: 3 vagas

Além de possuir a formação básica requerida para cada área, para participar da seleção de professor mediador, o candidato deve comprovar experiência mínima de um ano como docente, ter habilidade e conhecimentos para utilizar as tecnologias da informação e da comunicação, além de ter disponibilidade para cumprir o cronograma de atividades e para participar de reuniões pedagógicas presenciais semanais ou quando convocado.

Os demais requisitos, além de todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 043/2018, que pode ser acessado na página do IFRN

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Candidato no Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN.

O candidato deve se cadastrar no Portal, escolher o processo seletivo em questão e preencher os dados solicitados. Após preenchimento do formulário, será apresentada a área de inscrição, na qual terá acesso a aba “Upload de Arquivos”.

Nesta, o candidato deverá anexar em cada campo específico do formulário de inscrição,  em formato pdf com tamanho limite de 2 MB por arquivo, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

• Documento oficial de identidade com foto;
  • Diplomas, certidões ou declarações (frente e verso) de conclusão dos cursos que atendam aos requisitos mínimos constantes no Anexo I - Vagas;
  • Comprovações de títulos e experiências a serem considerados na avaliação (conforme Quadro II do edital);
  • Comprovante de experiência mínima de um ano como docente no magistério superior.

O resultado preliminar da homologação das inscrições será divulgado em 18 de outubro.

Já o resultado final da seleção está previsto para início de novembro. Os selecionados deverão fazer um curso de formação nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Vagas - São para as seguintes disciplinas:

• Fundamentos de EAD e Ambientação Virtual;
  • Produção de Textos Científicos;
  • Fundamentos da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos;
  • Políticas Públicas para Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Presencial e à Distância;
  • Noções de Didática.

A seleção será feita por uma Comissão de Seleção designada pelo IFRN, mediante o somatório das notas obtidas pelos candidatos na avaliação de títulos e de experiência.

O professor mediador terá atribuições tais como colaborar com o professor formador nas atividades propostas na plataforma de aprendizagem, manter contato e auxiliar os estudantes, elaborar relatórios, participar de reuniões pedagógicas e participar, quando necessário, de eventos presenciais no polo, entre outras.

As atividades deverão ser realizadas em dez horas semanais, no Ambiente Virtual de Aprendizagem distribuídas, proporcionalmente, durante a semana para acompanhamento diário dos alunos, exceto em dias não letivos; e, presencialmente no polo, quando convocado para reuniões, oficinas, capacitações, entre outras atividades presenciais.

R$ - Os profissionais bolsistas selecionados para a função de professor mediador a distância receberão bolsa de R$ 1.500 por disciplinas de 30 horas, e de R$ 750 por disciplina de 15 horas.

A contratação e respectivos pagamentos de bolsas serão de responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

Curso - Além da seleção para professor mediador, os servidores do IFMS interessados podem concorrer a uma vaga no curso como estudantes.

Das 50 vagas ofertadas no especialização pelo IFMS, 30 são para profissionais efetivos da educação pública federal, 14 para os da educação pública estadual e seis da rede municipal. No total, são 1.500 vagas, ofertadas em 30 polos espalhados por todo o país.

As inscrições para estudantes que desejam fazer o curso já estão abertas e podem ser feitas até 22 de outubro.

Mais informações sobre o curso e o acesso ao edital com todas as regras estão disponíveis na Página da Especialização no site do IFRN.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com o Campus Dourados pelo e-mail coead.dr@ifms.edu.br ou telefone (67) 3410-8507.