Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto afastamento para técnicos-administrativos na pós-graduação

Servidor

Aberto afastamento para técnicos-administrativos na pós-graduação

Inscrições podem ser feitas até dia 13 de abril. Afastamento se destina a programas de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado
por Cleyton Lutz publicado: 29/03/2021 15h03 última modificação: 29/03/2021 15h04

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou na última quinta-feira, 25, o edital de abertura do processo seletivo para afastamento visando a participação em programa de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado a servidores técnico-administrativos.

O documento está publicado na Central de Seleção e segue a Instrução Normativa nº 02/2020-Digep/RT/IFMS. As 13 vagas estão distribuídas entre os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, além da Reitoria, conforme a tabela abaixo. 

O período de afastamento varia em decorrência do curso, se mestrado (24 meses), doutorado (48 meses) e pós-doutorado (12 meses). 

Requisitos – As inscrições vão de 30 de março a 13 de abril. O interessado deve utilizar o formulário eletrônico. Para concorrer ao afastamento, o servidor deve cumprir os seguintes requisitos:

  • ser titular de cargo efetivo no Instituto Federal há pelo menos três anos, para mestrado, e quatro anos, para doutorado ou pós-doutorado;
  • não estar em gozo de qualquer tipo de licença, exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família;
  • não ter se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, licença para capacitação e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos dois anos anteriores à data da solicitação, no caso de mestrado e doutorado, ou por licença para tratar de assuntos particulares e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos quatro anos anteriores à data de solicitação, no caso de pós-doutorado;
  • ter obtido resultado favorável na última avaliação de desempenho; 
  • que o tempo de afastamento requerido somado ao de permanência na instituição, após o efetivo retorno às atribuições do cargo, não exceda o tempo legalmente fixado para a aposentadoria compulsória.

Seleção – Será constituída comissão local em cada uma das unidades do IFMS para análise e classificação dos inscritos. São critérios para classificação, nessa ordem:

  • menor grau de formação em relação àquele pleiteado;
  • menor prazo para integralizar o curso;
  • não ter recebido apoio financeiro para capacitação em qualquer modalidade;
  • maior tempo sem afastamento para pós-graduação Stricto Sensu;
  • maior tempo de efetivo exercício no IFMS;
  • maior idade;
  • maior nota na avaliação de desempenho do ano que antecede à solicitação.

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 20 de abril.

Vagas ofertadas por unidade

Unidade Vagas
Aquidauana 01
Campo Grande 02
Corumbá 02
Coxim 01
Jardim 01
Naviraí 02
Nova Andradina 01
Ponta Porã  01
Reitoria 02