Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto processo de pré-seleção para mestrado do Porto

Técnico-Administrativo

Aberto processo de pré-seleção para mestrado do Porto

IFMS destinará R$ 25 mil para custeio de parte das despesas para cada um dos dez servidores selecionados. Inscrições começam no próximo dia 26.
por Juliana Aragão publicado: 22/03/2018 11h37 última modificação: 22/03/2018 14h04
IFMS

Os técnicos-administrativos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) acabam de ganhar uma nova chance de fazer um curso de pós-graduação em Portugal. A Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) publicou o edital que abre o processo de pré-seleção de candidatos para o Mestrado em Administração oferecido pelo P. PORTO (Instituto Politécnico do Porto).

O documento com as regras e o cronograma da pré-seleção está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Serão pré-selecionados até 50 técnicos-administrativos que poderão participar do processo seletivo do P.PORTO, sendo que apenas os dez primeiros classificados irão receber auxílio financeiro do IFMS para cobrir parte das despesas. O edital estabelece o limite de uma vaga para cada unidade da instituição.

Os interessados na pré-seleção devem atender aos seguintes requisitos:

• ter concluído graduação;
  • pertencer ao quadro permanente de servidores técnico-administrativos do IFMS;
  • estar em efetivo exercício do seu cargo no IFMS;
  • possuir pelo menos três anos de efetivo exercício no cargo, incluído o período de estágio probatório;
  • não possuir falta injustificada;
  • não possuir título de mestre ou doutor, no ato da inscrição e até a conclusão do curso de mestrado do P.PORTO;
  • ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

Quando e como me inscrever? - A inscrição no processo seletivo de pré-seleção deverá ser feita entre os dias 26 de março e 2 de abril. O formulário eletrônico será disponibilizado no primeiro dia do prazo.

Os candidatos serão classificados conforme a planilha de pontuação disponível no anexo I do edital. Serão analisados dois critérios: formação acadêmica e experiência profissional no IFMS. A tabela traz os documentos comprobatórios necessários e a pontuação máxima que o servidor poderá obter.

Em caso de empate, serão usados os critérios maior tempo de serviço no IFMS (em dias), maior idade e o servidor que obteve há mais tempo o grau de escolaridade atual.

As inscrições e as documentações enviadas serão avaliadas por uma comissão formada por servidores da Propi, Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) e CIS (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico­Administrativos em Educação).

A previsão é que o resultado preliminar da pré-seleção seja divulgado no dia 10 de abril, e o final no dia 18.

O período de inscrição no processo seletivo do P. PORTO, que deverá ser feita pelo servidor pré-selecionado, será definido posteriormente pela instituição portuguesa.

Sobre o afastamento e a concessão do auxílio - Aos servidores classificados no processo seletivo do P. PORTO será garantido o afastamento integral do trabalho durante as aulas presenciais em Portugal. Para as atividades a distância, será concedido horário de capacitação com liberação de 10% da jornada semanal.

O IFMS irá conceder a cada classificado no processo de seleção do P. PORTO uma ajuda de custo de R$ 25 mil para cobrir parte das despesas relativas a taxas (matrícula e frequência anual), emolumentos, passagens aéreas e estadia em Portugal. O recurso será transferido ao servidor em duas etapas, sendo R$ 12.500,00 em 2018, e a outra metade em 2019.

Com o recurso repassado pelo IFMS, os servidores ficam responsável por arcar diretamente com os custos referentes a transporte, hospedagem, alimentação.

Mas, atenção: a taxa de inscrição no processo seletivo do mestrado, cujo valor será definido no edital de abertura, será de responsabilidade do candidato.

Os servidores classificados e inscritos no programa de mestrado terão que permanecer no exercício de suas funções após a conclusão do curso por um período igual ao da duração do curso, de dois anos.

Caso o técnico-administrativo solicite a exoneração do cargo ou se aposente antes de terminar a pós-graduação, deverá ressarcir o IFMS dos gastos com seu aperfeiçoamento.

Conheça os pioneiros - A aula inaugural da primeira turma do mestrado, formada por 12 técnicos-administrativos do IFMS e outros 17 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), ocorreu no Instituto Politécnico do Porto, em outubro do ano passado.

Na primeira fase do curso, os servidores foram até Portugal para ter aulas por três semanas. Em fevereiro deste ano, professores do Porto vieram à Campo Grande para ministrar outras disciplinas. A próxima ida para o P. PORTO está prevista para outubro.

A oferta do Mestrado em Administração aos técnicos-administrativos do IFMS é fruto de um acordo de cooperação firmado com o Instituto Politécnico do Porto em fevereiro de 2016.

A parceria busca, entre outros objetivos, promover a capacitação dos servidores de forma a melhorar o desempenho deles na área onde atuam, além de ampliar o número de técnicos-administrativos nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e extensão, e também na participação em núcleos de estudo e pesquisa.

registrado em:
Assunto(s): Pós-graduação