Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações voltadas aos servidores promovem a valorização da vida

Setembro Amarelo

Ações voltadas aos servidores promovem a valorização da vida

Iniciativas no IFMS buscam fomentar o bem-estar e sensibilizar sobre o Setembro Amarelo.
por Laura Silveira publicado: 26/09/2018 12h19 última modificação: 27/09/2018 08h03
Exibir carrossel de imagens Campus Coxim Servidores de Coxim receberam cartas de familiares e amigos

Servidores de Coxim receberam cartas de familiares e amigos

Desde 2003, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) instituiu 10 de setembro como o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, diversos países passaram a organizar o "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio. No IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), ações voltadas exclusivamente aos servidores estão sendo realizadas com foco na valorização da vida.

No Campus Coxim, a Comissão de Qualidade de Vida promoveu um momento de entrega de cartas aos docentes e técnicos-administrativos da unidade. Com o lema “Viver vale a pena”, a iniciativa fomentou que familiares e amigos dos servidores escrevessem mensagens destacando a importância deles em suas vidas.

“Os membros da comissão entraram em contato e pediram que falassem sobre o que a pessoa representa, a importância dela, contar memórias compartilhadas. Ficamos felizes por termos conseguido que cada servidor recebesse, pelo menos, uma mensagem. Alguns ficaram emocionados, choraram, e isso foi bem gratificante para nós”, ressaltou a presidente da Comissão e enfermeira do campus, Maiara Diniz.

As cartas foram organizadas em formato de cordel e entregues, de surpresa, durante a comemoração dos aniversariantes do mês, no último dia 19.

Para a técnica em contabilidade Rosângela Jahn, atual coordenadora de Planejamento e Orçamento do campus, a ação vai ficar pra sempre guardada na memória.

“É tão importante a gente se sentir amada! Chorei muito com as duas cartas que recebi. A Comissão nos propiciou um momento de reflexão e, principalmente, de afeto”, apontou a servidora Rosângela Jahn.

“É tão importante a gente se sentir amada! Chorei muito com as duas cartas que recebi. Foi muito legal ver a reação dos outros servidores também. A Comissão nos propiciou um momento de reflexão e, principalmente, de afeto”, relembrou Rosângela.

Outras iniciativas - O “Setembro Amarelo” também motivou outras unidades do IFMS a realizarem ações pontuais.

Em Naviraí, na última segunda-feira, 24, a enfermeira Nicolle Lamas e o psicólogo Willian Cruz realizaram palestra educativa e dinâmica sobre o tema, nos três turnos de funcionamento da unidade.

O campus recebeu ainda a visita de duas psicólogas do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que explicaram como é feito o trabalho no Centro e distribuíram panfletos sobre o "Setembro Amarelo".

Também foram afixadas mensagens motivacionais e faixas amarelas em locais de ampla circulação de pessoas no campus e feita a distribuição de laços amarelos, símbolo da campanha, a estudantes e servidores. Além disso, está previsto um trabalho de sensibilização sobre o assunto durante a Semana do Servidor 2018, no final de outubro.

“Ter um mês para valorização da vida é um marco para a sociedade. Entretanto, é necessário valorizar as relações humanas e de trabalho, além do cuidado com o outro, o ano inteiro", ressaltou  a psicóloga Taline Costa.

No Campus Campo Grande, uma cartilha desenvolvida pelo Ministério da Saúde a respeito da prevenção ao suicídio foi encaminhada por e-mail aos servidores pelo enfermeiro da unidade, Fábio Moraes.

Na reitoria, além da afixação de mensagens motivacionais pela área comum do prédio, a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) prevê para esta sexta-feira, 28, uma intervenção de valorização ao servidor, o que proporcionará a criação de vínculo com as duas novas psicólogas da unidade, Luiziane Schirmer e Taline Costa.

“Ter um mês para valorização da vida é um marco para a sociedade. Entretanto, é necessário valorizar as relações humanas e de trabalho, além do cuidado com o outro, o ano inteiro. O mesmo deve ser feito com as ações de cuidado ao sofrimento psíquico”, apontou Taline, coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida em exercício.

A mesma opinião é compartilhada pela enfermeira Maiara, de Coxim.

“A correria do cotidiano às vezes não nos permite perceber, mas todos os dias alguém está passando por algum problema, então cabe a cada um de nós termos empatia. Esse tipo de iniciativa tem que acontecer para mostrar que vale a pena viver, e que isso pode ser feito com gestos simples, sem qualquer custo”, finalizou.

Ajuda - Conhecer o assunto e tentar entender melhor suas implicações também é um importante passo para a melhora.

Pare por alguns minutos o que está fazendo, e assista esse vídeo sobre os sinais de alerta e como ajudar na prevenção do suicídio:

Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.

Se você está com problemas ou conhece alguém que precisa de ajuda, a recomendação é que procure profissionais da área da saúde, que estão melhor preparados para intervenção nesses casos.

O Ministério recomenda procurar os CAPs e Unidades Básicas de Saúde. Também é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio de ligação gratuita para o número 188, além de contato por e-mail, chat e pessoalmente. Saiba mais no site do CVV.