Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Disponibilizado edital com 86 vagas para afastamento parcial

Técnico-Administrativo

Disponibilizado edital com 86 vagas para afastamento parcial

Interessados devem se inscrever a partir de 26 abril. É necessário já estar matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu.
por Laura Silveira publicado: 16/04/2019 10h49 última modificação: 24/04/2019 12h20

Está disponível na Central de Seleção do IFMS o edital nº 030/2019 que abre processo seletivo de servidores técnico-administrativos interessados em solicitar afastamento parcial para realização de pós-graduação stricto sensu.

O edital tem validade anual, mas é dividido em dois ciclos (com cronogramas semestrais diferenciados).

Para o primeiro ciclo, são oferecidas 86 vagas distribuídas nos dez campi e reitoria (ver tabela no final do texto). As vagas por unidade foram divididas de acordo com o número de servidores técnico-administrativos em cada uma.

As inscrições devem ser feitas entre 26 de abril a 3 de maio (ver cronograma retificado), por meio de formulário online.

Pode participar o servidor que:

  • fizer parte do quadro permanente de servidores do IFMS e estiver em efetivo exercício;
  • não tenha sofrido qualquer penalidade prevista na Lei nº 8.112/90 nos últimos três anos, oriunda de processo administrativo disciplinar ou de sindicância;
  • não esteja no gozo de qualquer tipo de afastamento ou licença (exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família);
  • seja titular de cargo efetivo do IFMS há pelo menos três anos para realização do mestrado e quatro anos para o doutorado e pós-doutorado, incluído o período de estágio probatório;
  • não tenha se afastado para tratar de interesses particulares ou para gozo de licença capacitação nos dois anos anteriores à data da inscrição;
  • não possua falta injustificada; e
  • esteja regularmente matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu.

Seleção - A classificação será feita por meio de uma lista geral por campus/reitoria, sendo contemplados os servidores melhor classificados, conforme o Formulário de Pontuação (anexo II), respeitando o limite estabelecido para cada setor.

Os dois principais critérios de pontuação são o tempo de serviço no IFMS e o tempo em que está matriculado no curso.

O resultado preliminar será divulgado em 10 de maio, e o final no dia 17. O servidor selecionado no primeiro ciclo poderá solicitar o afastamento parcial até o dia 31 de julho. 

O período de afastamento será de até:

  • 24 meses, para mestrado;
  • 48 meses, para doutorado; 
  • 18 meses, para pós-doutorado.

A adequação da jornada de trabalho semanal do técnico administrativo será analisada, caso a caso, pela chefia imediata, respeitando o limite de 50% da carga horária total.

Afastamento - Caracteriza-se como afastamento parcial para capacitação a dispensa temporária e parcial do exercício das atividades inerentes ao cargo para participar de capacitação em nível de pós-graduação stricto sensu, que possa contribuir para o desenvolvimento do técnico-administrativo, viabilizando ganhos em eficiência e na qualidade dos serviços prestados.

A seleção é regida pelo Regulamento para Afastamento Parcial de Servidores Técnicos-Administrativos, e executado pela Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) e CIS (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação), em parceria com as Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) dos campi.

O cronograma do segundo ciclo da seleção tem início em agosto, com a divulgação do quadro de vagas ofertadas. As inscrições serão de 26 de agosto a 2 de setembro.

Vagas - 1º Ciclo

Campi/ReitoriaVagas
Aquidauana 08
Campo Grande 15
Corumbá 08
Coxim 02
Dourados 07
Jardim 05
Naviraí 06
Nova Andradina 05
Ponta Porã 05
Três Lagoas 08
Reitoria 17

* Com informações atualizadas às 12h20 do dia 24 de abril de 2019.