Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de instrutores para formação pedagógica a distância

Educação a Distância

Aberta seleção de instrutores para formação pedagógica a distância

São oferecidas quatro vagas. Servidores interessados podem se inscrever até 1º de julho
por Cleyton Lutz publicado: 25/06/2019 09h07 última modificação: 25/06/2019 09h09

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas no processo seletivo para servidores que queiram atuar como instrutores na Formação Pedagógica para a Educação a Distância (EAD).

O edital está publicado na Central de Seleção.

A formação tem o objetivo de promover a atualização dos saberes docentes relativos à educação a distância como ferramenta educacional, possibilitando aos campi a oferta de 20% da carga horária a distância nos cursos presenciais, além de capacitar os docentes para atuação nos cursos EAD.

Com duração de 70 horas, a formação será composta por quatro unidades:

• I – Educação a Distância: fundamentos, metodologia e avaliação (15h);
  • II – Tecnologias educacionais e a linguagem dialógica na EAD (15h);
  • III – O papel do professor mediador presencial e mediador a distância (20h);
  • IV – O papel do professor conteudista (autor) (20h).

É ofertada uma vaga por unidade, sendo respeitada a relação máxima de um instrutor para cada 200 estudantes.

Requisitos – Podem participar do processo seletivo servidores do quadro efetivo do IFMS que, obrigatoriamente, tenham experiência comprovada ou curso do Moodle e que trabalhem em regime de 40 horas semanais - em tempo integral ou com dedicação exclusiva, no caso de docente -, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

O candidato também precisa atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ser estudante, pesquisador, possuir publicação, formação ou ter afinidade com a área de estudos relacionada a cada unidade.

Inscrições – Devem ser feitas até 1º de julho, na Página do Candidato da Central de Seleção.

É necessário anexar os seguintes documentos, todos em formato PDF:

• comprovante de experiência/curso Moodle;
  • Curriculum Lattes atualizado;
  • tabela de pontuação (anexo I) preenchida;
  • cópia dos documentos (frente e verso) que comprovem a pontuação constante no anexo I.

O interessado deverá se inscrever para apenas uma unidade, e não poderá estar em afastamento integral ou parcial.

A classificação dos candidatos será feita de acordo com a pontuação descrita no anexo I do edital de abertura.

O resultado preliminar está previsto para 2 de julho, e o final para o dia 5. A formação terá início em agosto.

Atribuições – Entre as atividades a serem desenvolvidas pelos instrutores estão a organização do material a partir dos conteúdos a serem abordados na unidade e o planejamento das atividades a partir das orientações da Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e do Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância).

Os instrutores também deverão atuar no curso do Avea (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem), planejando as atividades que serão realizadas a distância e a avaliação da unidade.

O servidor selecionado deverá cumprir a carga horária da formação fora da jornada de trabalho no IFMS.

registrado em: ,