Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos para promoção de qualidade de vida

Técnico-Administrativo

Aberta seleção de projetos para promoção de qualidade de vida

Fomento para custeio e pagamento de bolsas a servidores ultrapassa R$ 292 mil. Edital é inédito no IFMS
por Paulo Gomes publicado: 29/09/2023 08h31 última modificação: 16/10/2023 10h58

Está publicado na Central de Seleção o edital de abertura da seleção de projetos inovadores elaborados por técnicos-administrativos do IFMS com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho dos servidores.

Ofertado pela primeira vez na instituição, o edital chamado de Eleva é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Diretoria de Gestão de Pessoas.

“Este é um marco para a instituição. Primeiro porque os técnicos poderão submeter projetos de inovação. Com isso, valorizamos e reconhecemos a importância e o quanto nossos servidores são capacitados. Outro ponto é que as ideias vão ajudar a gestão a resolver entraves e problemas organizacionais na unidade em que o próprio servidor trabalha”, explica a diretora de Gestão de Pessoas, Suliane Aguirre.

"As ideias vão ajudar a gestão a resolver entraves e problemas organizacionais na unidade em que o próprio servidor trabalha”, explica a diretora de Gestão de Pessoas, Suliane Aguirre.

Os projetos devem desenvolver novos produtos ou serviços, por meio de soluções inovadoras que ajudem a criar um ambiente organizacional de bem-estar individual e coletivo, valorizando os servidores e promovendo a prevenção de riscos para a saúde e segurança.

Serão selecionados até 11 projetos, preferencialmente, um por unidade do IFMS. Cada um deles poderá receber até R$ 26,6 mil, divididos entre material de consumo (R$ 2 mil) e até 8 bolsas com pagamento único - sendo R$ 5 mil para o coordenador e R$ 2,8 mil para cada membro.

No total, o fomento institucional chega a R$ 292,6 mil, via Programa de Empreendedorismo Inovador.

Submissão das propostas - Deve ser realizada até 22 de outubro (conforme edital retificado), pelo SUAP, juntamente com todos os documentos necessários. O acesso será pelo menu Gestão de Pessoas > Projetos > Adicionar Projeto.

As atividades deverão ser detalhadas nos Planos de Trabalho, já com a indicação dos membros da equipe responsáveis.

Podem submeter propostas os servidores técnico-administrativos lotados em qualquer unidade do IFMS, sendo possível a formação de equipes multidisciplinares. Os proponentes não podem estar afastados ou em licença no ato da submissão. Também não podem estar em débito com ações promovidas pelas pró-reitorias.

O coordenador deverá ser, preferencialmente, técnico-administrativo de nível C e deve dispor de, pelo menos, seis horas semanais para atuar no projeto. Os demais servidores indicados como membros deverão dispor de carga horária mínima de quatro horas semanais, sendo que, quanto mais técnicos de nível C participantes da proposta, maior pontuação poderá ser alcançada na seleção.

Professores, estudantes e comunidade externa podem integrar o grupo responsável pelo projeto como membros voluntários.

Todos os documentos necessários estão listados no edital de abertura.

Projetos - Devem obrigatoriamente estar vinculados a uma das áreas temas dispostas no edital:

Saúde Integral - abrange saúde física, saúde mental e saúde social.

Desenvolvimento Pessoal - ações para mediação de conflitos e valorização da diversidade humana, dentre outras.

Atividade Organizacional - valorização do servidor, melhoria nas condições e organização do trabalho etc.

Comunicação - ações que promovam e melhorem a comunicação intra e interpessoal, pertencimento e identificação de talentos.

Sustentabilidade Ambiental - conscientização e a prática de ações para redução de lixo, reciclagem, além de outras relativas à temática.

A descrição completa das áreas está disponível no edital de abertura.

Seleção - Os projetos passarão por duas etapas de avaliação. Na primeira, chamada de pré-avaliação, serão analisados pela Gestão de Pessoas da unidade de origem. Essa etapa é apenas consultiva para verificação do atendimento das condições de habilitação dispostas no edital.

A segunda fase será de avaliação do mérito, realizada por uma comissão composta por, no mínimo, três servidores do IFMS. Os critérios constam no Anexo XI.

A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para os dias 6 e 10 de novembro, respectivamente. Todas as publicações referentes ao edital são feitas na Central de Seleção.

Já o prazo para o planejamento e a execução das propostas é de dezembro de 2023 a junho de 2024.

A Digep é responsável pelo monitoramento da execução dos projetos e pela avaliação dos relatórios de execução. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail .

- Post atualizado às 10h58 do dia 16/10/23 devido à retificação do edital de abertura publicada na Central de Seleção.