Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira recomendações para uso de mídias sociais

Confira recomendações para uso de mídias sociais

Boas práticas sugeridas a servidores do IFMS foram elaboradas por Comissão de Ética e Ouvidoria.
por Osvaldo Sato publicado: 26/06/2019 09h37 última modificação: 26/06/2019 12h04

Atualmente, difícil encontrar quem não tenha perfil nas mídias sociais. Seja no Facebook, Instagram, Linkedin, Whatsapp e tantas outras, nesses ambientes são compartilhadas informações das mais variadas naturezas.

No intuito de orientar servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), a Comissão de Ética e a Ouvidoria da instituição emitiram uma recomendação conjunta sobre a adoção de boas práticas no uso de mídias sociais

"As recomendações foram emitidas para, de forma educativa, orientar sobre boas práticas nas mídias sociais, sem imposições, mas com base no regramento ético já existente para servidores públicos federais", apontou Camila Silvestrini, titular da Comissão de Ética do IFMS.

Para a elaboração do documento, foram considerados conflitos gerados nas instituições públicas do poder executivo federal envolvendo postagens de servidores nas mídias sociais, além de denúncias e manifestações apresentadas à Comissão de Ética e à Ouvidoria do IFMS.

"Temos recebido muitas denúncias e manifestações sobre o uso de mídias sociais e, por isso, essas recomendações foram emitidas, para, de forma educativa, orientar sobre boas práticas, sem imposições, mas com base no regramento ético já existente para servidores públicos federais", apontou Camila Silvestrini, titular da Comissão de Ética.

As recomendações do documento consideram também o conteúdo do Manual de Orientações para Atuação em Mídias Sociais, da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

Confira as recomendações:

I - Atentar-se ao comportamento adotado nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas evitando publicar conteúdos que possam ser interpretados como atos de preconceito em razão de origem, raça, sexo, cor, idade, religião ou de discriminação de qualquer outra natureza, pois, o perfil do servidor é pessoal, mas as informações nele contidas são públicas.

II - É possível mencionar no perfil pessoal nas redes sociais que é servidor do IFMS, mas não é recomendado utilizar o horário de trabalho e nem o e-mail institucional para administrar a conta pessoal.

III - É possível publicar fotos em seu perfil pessoal com alguma identificação do IFMS, como camisetas e bonés, por exemplo, desde que a imagem não prejudique a reputação ou a identidade visual da instituição.

IV - Indicar as referências institucionais caso utilize informações relativas ao IFMS.

V - Não expor colegas, estudantes ou usuários do serviço público a situações constrangedoras, difamando-os e/ou ofendendo-os em redes sociais. A conduta deve ser respeitosa, evitando o desabono da imagem institucional, dos servidores e dos usuários, assim como possíveis denúncias nas esferas administrativa e judicial.

VI - Evitar entrar em brigas nas redes sociais. Debates são valiosos quando feitos com respeito. Reconheça e respeite as diferentes opiniões.

VII - Não expor conflitos do ambiente de trabalho nas redes sociais, pois os mesmos devem ser discutidos e resolvidos internamente, em conjunto com os setores competentes.

VIII - Não falar em nome da instituição ou representar o IFMS sem autorização oficial. O Caderno de Fontes do IFMS orienta sobre a atuação do servidor como fonte do IFMS.

IX - Manter-se atualizado a respeito das legislações aplicáveis ao servidor público federal, principalmente as relacionadas à conduta ética.

O documento tem ainda uma consideração sobre os cuidados e consequências da atuação do servidor público no uso de mídias sociais. Reforça a importância da liberdade de expressão, mas destaca que o limite entre o pessoal e o profissional está cada vez mais tênue, conforme destacado pelo Manual de Orientações da Secom.

Ao final, salienta o objetivo das recomendações, que é de resguardar os servidores de possíveis manifestações e processos éticos decorrentes do mau uso destas mídias sociais.

Mais informações sobre a atuação da Comissão de Ética e da Ouvidoria estão disponíveis no site do IFMS.

registrado em: ,