Datas Comemorativas
Feliz Dia das Mulheres, servidoras!
No próximo domingo, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Queremos desejar parabéns às 286 servidoras do IFMS que contribuem diariamente para a construção da nossa instituição.
Parte delas ocupam cargos de gestão no Instituto. É o caso das pró-reitoras de Ensino e Pós Graduação, Marcelina Maschio, e de Desenvolvimento Institucional, Régia Avancini, e da diretora-geral do Câmpus Corumbá, Claudia Fernandes.
Temos também Cláudia Jerônimo à frente da Diretoria de Gestão de Pessoas, Marta Refundini como procuradora-chefe, Juliana de Aragão como assessora de comunicação social, Fabiana Carrilho como ouvidora-chefe e Gislaine de Oliveira na chefia de gabinete da reitoria. Além destas, muitas mulheres estão comandando diretorias e coordenações no IFMS.
O cargo de gestor máximo da instituição hoje também está nas mãos de uma mulher, nossa reitora Maria Neusa de Lima Pereira.
A todas as 93 professoras e 193 servidoras em cargos técnico-admistrativos do IFMS que trabalham arduamente em prol da evolução da educação profissional e tecnológica em Mato Grosso do Sul, o nosso muito obrigada. Saibam que vocês fazem a diferença!
Curiosidade – O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975. A data não foi escolhida por acaso. Nesse mesmo dia, em 1857, foi realizada nos Estados Unidos a primeira greve de mulheres, em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, em reivindicação de diversos direitos trabalhistas e melhores salários.
A repressão à manifestação das tecelãs é motivo de dúvidas até hoje. Há duas versões, uma em que a greve foi dispersa com violência pela polícia, outra em que diversas manifestantes foram acuadas pelos policiais, e teriam entrado na fábrica, onde seus patrões as teriam trancado, e ateado fogo ao prédio, matando todas elas.
De qualquer maneira, é importante lembrar que naquela época as mulheres não tinham direitos civis como os homens. A maioria dos movimentos reivindicava melhorias nas condições de trabalho e direitos trabalhistas e eleitorais.
Desde que foi instituída, a data é marcada por discussões sobre o papel da mulher na sociedade e a busca de valorização profissional do sexo feminino, que até hoje enfrenta discriminação na maioria dos países.