IFMAKER EDUCADOR
IFMS abre edital para apoiar ensino em escolas públicas
Está aberto o prazo de inscrições de propostas para a segunda edição do edital IFMaker Educador. O objetivo da seleção é promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias educacionais para escolas públicas de Mato Grosso do Sul.
Serão selecionados até dez projetos que, por meio da criação de materiais didáticos e soluções pedagógicas, devem auxiliar as escolas na utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas que compõem o currículo do ensino fundamental ou médio.
Para participar do IFMaker Educador, a proposta deve ser apresentada por um professor do IFMS, que será o coordenador do projeto. É necessário a indicação de até dois estudantes bolsistas de nível médio, com bolsas de R$ 400, ou um de nível superior, para uma bolsa de R$ 700. Todos devem ser matriculados na instituição. Não há limite para participação de estudantes voluntários.
A proposta deverá incluir membros da equipe gestora do IFMaker do campus no quadro de colaboradores da equipe.
O valor total previsto de investimento no edital é de R$ 100 mil para custeio e de R$ 88 mil para o pagamento das bolsas. Cada projeto selecionado irá receber R$ 18,8 mil (em custeio e bolsas) para a produção de, no mínimo, um material didático ou uma solução aplicada, incluindo a capacitação de professores e estudantes da rede pública.
Os recursos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).
Inscrições - A submissão das propostas deve ser realizada por meio do Módulo Pesquisa do SUAP (Sistema Unificado da Administração Pública até 20 de agosto.
O professor coordenador deve dispor de carga horária mínima de cinco horas semanais para o desenvolvimento do projeto, já acordado com a chefia, não estar em licença e nem possuir qualquer pendência junto às direções dos campi e às pró-reitorias de Ensino, Extensão, e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.
O envio da proposta deve ser feito conforme modelo disponível no anexo 1 do edital, acompanhado de declaração de intenção de parceria com uma instituição pública de ensino (anexo 3). É necessária ainda a apresentação da declaração de anuência da direção de ensino do campus (anexo 2) e que seja previsto ao menos um momento para o desenvolvimento de atividades do projeto no laboratório IFMaker do campus, envolvendo professores, estudantes e gestores da instituição parceira.
Todas as regras e os requisitos necessários para a participação estão no edital de abertura.
Seleção – Será feita por meio da análise documental, de caráter eliminatório, e da avaliação da proposta, de caráter classificatório. A comissão responsável pela avaliação será nomeada pelas pró-reitorias que coordenam a seleção.
Serão considerados cinco critérios, com pesos diferentes, aos quais serão atribuídas notas de 1 a 5:
- Infraestrutura adequada para execução do projeto (peso 2)
- Viabilidade da execução dos planos de trabalho (peso 3)
- Aderência à área temática e à modalidade de ensino (peso 4)
- Diferencial da proposta - propor estratégias de gamificação (peso 2)
- Aderência à Etapa 1 - participação em evento do IFMaker (peso 1)
Será contemplada, preferencialmente, uma proposta por campus, desde que obtenha a nota mínima de três.
Resultado - A previsão é de que o resultado final seja publicado no dia 30 de agosto.
Os projetos deverão ser executados entre setembro de 2023 até agosto de 2024. O relatório final e a prestação de contas deverão ser apresentados 60 dias após a conclusão do projeto, com prazo máximo até 30 de outubro de 2024.
*Post atualizado às 10h do dia 17/07/23 para correção de datas relativas ao cronograma da seleção, devido à retificação do edital de abertura publicada na Central de Seleção.