Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS abre edital para apoiar ensino em escolas públicas

IFMAKER EDUCADOR

IFMS abre edital para apoiar ensino em escolas públicas

Docentes podem submeter projetos até 20 de agosto, pelo SUAP. Regras estão dispostas na Central de Seleção
por Paulo Gomes publicado: 28/06/2023 11h28 última modificação: 17/07/2023 10h00

Está aberto o prazo de inscrições de propostas para a segunda edição do edital IFMaker Educador. O objetivo da seleção é promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias educacionais para escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Serão selecionados até dez projetos que, por meio da criação de materiais didáticos e soluções pedagógicas, devem auxiliar as escolas na utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas que compõem o currículo do ensino fundamental ou médio.

Para participar do IFMaker Educador, a proposta deve ser apresentada por um professor do IFMS, que será o coordenador do projeto. É necessário a indicação de até dois estudantes bolsistas de nível médio, com bolsas de R$ 400, ou um de nível superior, para uma bolsa de R$ 700. Todos devem ser matriculados na instituição. Não há limite para participação de estudantes voluntários.

A proposta deverá incluir membros da equipe gestora do IFMaker do campus no quadro de colaboradores da equipe.

O valor total previsto de investimento no edital é de R$ 100 mil para custeio e de R$ 88 mil para o pagamento das bolsas. Cada projeto selecionado irá receber R$ 18,8 mil (em custeio e bolsas) para a produção de, no mínimo, um material didático ou uma solução aplicada, incluindo a capacitação de professores e estudantes da rede pública.

Os recursos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Inscrições - A submissão das propostas deve ser realizada por meio do Módulo Pesquisa do SUAP (Sistema Unificado da Administração Pública até 20 de agosto.

O professor coordenador deve dispor de carga horária mínima de cinco horas semanais para o desenvolvimento do projeto, já acordado com a chefia, não estar em licença e nem possuir qualquer pendência junto às direções dos campi e às pró-reitorias de Ensino, Extensão, e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

O envio da proposta deve ser feito conforme modelo disponível no anexo 1 do edital, acompanhado de declaração de intenção de parceria com uma instituição pública de ensino (anexo 3). É necessária ainda a apresentação da declaração de anuência da direção de ensino do campus (anexo 2) e que seja previsto ao menos um momento para o desenvolvimento de atividades do projeto no laboratório IFMaker do campus, envolvendo professores, estudantes e gestores da instituição parceira.

Todas as regras e os requisitos necessários para a participação estão no edital de abertura.

Seleção – Será feita por meio da análise documental, de caráter eliminatório, e da avaliação da proposta, de caráter classificatório. A comissão responsável pela avaliação será nomeada pelas pró-reitorias que coordenam a seleção.

Serão considerados cinco critérios, com pesos diferentes, aos quais serão atribuídas notas de 1 a 5:

• Infraestrutura adequada para execução do projeto (peso 2)
  • Viabilidade da execução dos planos de trabalho (peso 3)
  • Aderência à área temática e à modalidade de ensino (peso 4)
  • Diferencial da proposta - propor estratégias de gamificação (peso 2)
  • Aderência à Etapa 1 - participação em evento do IFMaker (peso 1)

Será contemplada, preferencialmente, uma proposta por campus, desde que obtenha a nota mínima de três.

Resultado - A previsão é de que o resultado final seja publicado no dia 30 de agosto.

Os projetos deverão ser executados entre setembro de 2023 até agosto de 2024. O relatório final e a prestação de contas deverão ser apresentados 60 dias após a conclusão do projeto, com prazo máximo até 30 de outubro de 2024.

*Post atualizado às 10h do dia 17/07/23 para correção de datas relativas ao cronograma da seleção, devido à retificação do edital de abertura publicada na Central de Seleção.