Saúde
Iniciada edição 2017 do Programa Peso Saudável
Todo começo do ano, os desafios são os mesmos: pagar conta e tentar emagrecer. Se você faz parte desse time, saiba que o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) pode dar uma forcinha. É que a edição 2017 do programa “Peso Saudável” foi lançado no último dia 17, na reitoria, com a primeira avaliação física dos servidores interessados.
Pelos próximos 12 meses, os participantes irão mensalmente verificar seu peso corporal e acompanhar a evolução por meio de um software fornecido pelo Ministério da Saúde.
Na reitoria, 19 servidores participaram da primeira avaliação. A expectativa é que o interesse pelo Programa aumente nas próximas pesagens.
“Neste ano, também vamos medir a circunferência de quadril, além do abdômen, para que possamos medir o índice que avalia o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, apontou a enfermeira Suellen Monteiro, responsável pelo programa na reitoria.
Em 2017, o trabalho conta também com a atuação da nutricionista do IFMS, Gabriela Assis. No mês passado, a profissional já deu algumas dicas sobre alimentação saudável aqui na Página do Servidor. Vale a pena conferir!
Nos campi, os servidores interessados em participar devem procurar o enfermeiro de cada unidade.
Programa – É uma proposta do Ministério da Saúde de intervenção para o controle do peso e prevenção da obesidade no âmbito de trabalho.
“O objetivo do programa não é inibir as pessoas nem apontar quem está acima do peso, mas sim focar na educação nutricional e na saúde do servidor”, complementou a enfermeira.
De acordo com Suellen, estão previstos outros projetos locais e sistêmicos durante o ano para promoção da saúde e qualidade de vida do servidor.
O Peso Saudável foi lançado no IFMS em agosto de 2015, com a palestra “Alimentação Saudável – Boas Escolhas”, ministrada pela nutricionista Lilian Keller Herrera.
Na reitoria, o total de peso perdido na primeira edição do programa entre todos os participantes foi de 33.4 kg.
“Acompanhar o peso mensalmente foi legal, porque já estava em acompanhamento com nutricionista para emagrecer e poder engravidar com um peso mais saudável. Neste ano, vou acompanhar por uns meses e logo saio de licença-maternidade. Acho que a ajuda da nutricionista será bem-vinda nessa fase”, afirmou a auxiliar em administração da reitoria, Caroline Reis, 29, atualmente grávida do segundo filho.
Em alguns campi, a ação também foi realizada no ano passado. Em Corumbá, foram desenvolvidas atividades com temas como reeducação alimentar e metodologia de coaching de emagrecimento.