Educação profissional
MEC atualiza catálogos de cursos técnicos e de formação inicial continuada
A oferta de educação profissional no Brasil é orientada pelo Ministério da Educação (MEC). Recentemente, foram atualizados dois documentos que são referências para o planejamento de cursos nas instituições de ensino. Um deles é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e o outro é o Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
“Tudo que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta, em qualquer forma ou modalidade, deve obedecer ao que está previsto nesses documentos”, enfatizou a diretora-executiva da reitoria, Marcelina Teruko Fujii Maschio.
Atualmente, a instituição possui 20 opções de cursos técnicos que abrangem sete eixos tecnológicos. São eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Gestão e Negócios.
O novo catálogo contém as denominações dos cursos, respectivas cargas horárias, perfil profissional, infraestrutura mínima, campo de atuação, entre outras informações. O pró-reitor de Ensino, Delmir da Costa Felipe, destacou as novidades desta 3°edição.
"Além da inserção de novos cursos, o catálogo traz as ocupações associadas à Classificação Brasileira de Ocupações, as normas associadas ao exercício profissional e a tabela de convergência, que é um referencial das denominações de cursos que não estão mais em uso”. Como exemplo, o professor citou o curso técnico em Edificações, cujas nomenclaturas de técnico em Construção Predial e técnico em Edifícios não são mais utilizadas.
Outra novidade é a tabela de submissão que informa os cursos que não poderão mais ofertar novas matrículas, porque a proposta de sua inclusão no catálogo foi rejeitada.
A nova edição organiza a oferta de 227 cursos técnicos agrupados em 13 eixos tecnológicos. Definiu-se ainda que a carga horária mínima de cada curso técnico poderá ser de 800, 1.000 ou 1.200 horas.
Em relação aos cursos FIC, o novo Guia apresenta 646 cursos com a respectiva carga horária mínima exigida, o perfil de conclusão e os requisitos para acesso. “Nesta quarta edição, percebe-se que houve atualização da carga horária e de pré-requisitos de alguns cursos, bem como as ocupações de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, o perfil do egresso e a inclusão do código de curso”, observou o coordenador de Cursos de Formação Inicial e Continuada no IFMS, Berinaldo Bueno.
No IFMS, são 21 opções de cursos FIC, cuja carga horária mínima é de 180 horas. No segundo semestre deste ano estão sendo ofertadas vagas, por exemplo, para os cursos de Piscicultor, Operador de Computador, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Contador de Histórias e Programador de Dispositivos Móveis .
Oferta de cursos técnicos de nível médio e de formação inicial continuada no IFMS
Cursos técnicos integrados de nível médio | Cursos de Formação Inicial Continuada |
---|---|
Eixo: Ambiente e Saúde Eixo: Controle e Processos Industriais Eixo: Informação e Comunicação Eixo: Infraestrutura Eixo: Produção Alimentícia Eixo: Recursos Naturais Eixo: Gestão e Negócios |
Agente de Desenvolvimento Cooperativista Auxiliar Administrativo Auxiliar de Agropecuária Beneficiador de Minérios Condutor Cultural Local Contador de Histórias Desenhista da Construção Civil Desenhista de Móveis Desenhista de Produtos Gráficos Web Desenhista Mecânico Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão Espanhol Básico Fotógrafo Inglês Básico Língua Brasileira dos Sinais - Básico Operador de Computador Piscicultor Programador de Dispositivos Móveis Programador Web Soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga Vendedor |