Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova parceria zera fila para agendamento de perícias médicas

Governança de Pessoal

Nova parceria zera fila para agendamento de perícias médicas

Contrato com Sesi permite a realização do procedimento não só na Capital, mas também em quatro municípios do interior
por Osvaldo Sato publicado: 24/07/2024 14h35 última modificação: 24/07/2024 15h01

A parceria estabelecida entre o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e o Sesi (Serviço Social da Indústria de MS) marca um novo momento na instituição quanto ao agendamento e realização de perícias médicas de servidores.

Anteriormente, o serviço era realizado em Campo Grande, na SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com quem o Instituto possui acordo de cooperação técnica. No entanto, devido à alta demanda em ambas as instituições, havia uma grande fila de espera.

O contrato firmado com o Sesi, por meio da Dipes (Diretoria de Governança de Pessoal) do Instituto, agora permite a realização de perícias médicas não só na Capital, mas também em Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, além da possibilidade de laudo técnico por junta médica.

A partir disso, os servidores dos campi localizados no interior têm quatro novas localidades para realizar suas perícias, em locais mais próximos ou adequados à sua realidade.

"Com o alinhamento das duas estratégias, conseguimos fazer com que o servidor aguarde, no máximo, uma semana, tempo esse utilizado para o agendamento e para a própria organização do servidor”, explica a diretora de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas, Amanda Cipriano.

A nova organização das perícias médicas na instituição conseguiu eliminar a fila de servidores à espera de agendamento.

Segundo a Dival (Diretoria de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas), a fila anterior causava um impacto significativo tanto para a instituição quanto para os servidores. A espera prolongada para reavaliação antes de retornar ao trabalho fazia com que alguns servidores esperassem até semanas para serem reavaliados e voltarem ao trabalho com segurança.

“Atualmente contamos com a parceria com a UFMS, onde nosso servidor médico desenvolve suas atividades, e o contrato com o Sesi. Com o alinhamento das duas estratégias, conseguimos fazer com que o servidor aguarde, no máximo, uma semana, tempo esse utilizado para o agendamento e para a própria organização do servidor”, explica a diretora Amanda Cipriano.

Desde maio, já foram 18 perícias agendadas por meio da nova parceria.

Os custos totais previstos no contrato, com validade até 5 de abril de 2025, somam R$ 34,7 mil. Há ainda previsão quanto à possibilidade de renovação.

Interior - Outro benefício da parceria é a expansão das perícias para localidades no interior, o que reduz a necessidade de deslocamentos longos tanto para os servidores em tratamento de saúde quanto para seus familiares em casos semelhantes.

Além dos quatro municípios já citados, a previsão é de que Aquidauana, Coxim, Jardim, Naviraí e Nova Andradina sejam contemplados na segunda fase da parceria.

Para mais informações sobre perícias, o contato deve ser feito via endereço eletrônico .