Internacional
Servidores participam de imersão em língua espanhola
Durante duas semanas, servidores do Campus Ponta Porã do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tiveram a oportunidade de participar de uma imersão em língua espanhola em Assunção, capital do Paraguai. Além de realizarem um curso do idioma, puderam conhecer a cultura paraguaia e visitar locais de valor turístico e histórico.
A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada com a Universidade Nacional de Assunção (UNA).
"O intuito era de oferecer uma capacitação aos servidores, visando não só ao aprendizado da língua espanhola, mas também a oportunidade para que eles pudessem conhecer a cultura do país", explica o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima.
"O intuito era de oferecer uma capacitação aos servidores, visando não só ao aprendizado da língua espanhola, mas também a oportunidade para que eles pudessem conhecer a cultura do país. O curso foi criado especificamente para os nossos servidores", explica o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima.
Para a seleção dos cinco servidores que participariam da imersão, foi publicado o Edital nº 050/2024. O objetivo era proporcionar uma formação humanística cultural, possibilitando a integração entre as culturas brasileira e paraguaia, visto que o campus está localizado na região de fronteira entre os dois países.
Entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, os técnicos-administrativos Allan Matos, Jonatan Oruê, Lígia Perassa, Lilian Gonçalves e Ricardo Velho realizaram o curso de espanhol com carga horária total de 40 horas.
O grupo conheceu ainda pontos turísticos e históricos da capital paraguaia, dentre os quais o Panteón de Héroes, o Palácio Lopes e o Ferrocarril, que é a antiga estação ferroviária. Os servidores também visitaram outras cidades como Areguá, conhecida por seu artesanato em cerâmica e ñanduti (renda tradicional paraguaia) e pela produção de morangos.
Confira abaixo o relato de quatro dos selecionados acerca da experiência!
Jonatan Patrick Margarido Orue | Técnico de Tecnologia da Informação
A experiência foi incrível! Muitas vezes pensamos que, por morar na fronteira, já sabemos tudo sobre o país vizinho, mas essa vivência nos mostrou o contrário. Tivemos a oportunidade de conhecer não apenas a língua, mas também a rica cultura paraguaia. Com os passeios, entendemos melhor a história do Paraguai, que se cruza em vários momentos com a história do Brasil.
O curso foi curto, mas de grande valia, pois nos permitiu compreender as particularidades do idioma e melhorar significativamente nossa comunicação. Aprender um novo idioma amplia as possibilidades de adquirir informações, e, como o espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo, isso abre muitas oportunidades, especialmente no acesso a conteúdos pela internet. No meu caso, tem sido essencial para encontrar soluções na área de tecnologia.
Lígia Arnedo Perassa | Técnica em Assuntos Educacionais
O que mais me chamou atenção foi o acolhimento das professoras e de toda a equipe da UNA, sempre dispostos a ajudar e compartilhar suas histórias.
A proximidade com a fronteira do Brasil e do Paraguai exige uma comunicação eficaz com estudantes e colaboradores de ambos os lados. Melhorar o espanhol não só facilita a interação diária com os estudantes paraguaios, como também abre portas para novos projetos de intercâmbio e parcerias acadêmicas. Além disso, é uma ferramenta valiosa para compreender melhor as particularidades culturais e linguísticas da região, contribuindo para um ambiente acadêmico mais inclusivo e colaborativo. Assim, o aprimoramento do espanhol no contexto de trabalho no Campus Ponta Porã traz benefícios diretos na comunicação, na construção de relações e na troca de conhecimento entre os países.
Lilian Raquel Rios Gonçalves | Auxiliar em Administração
Poder participar de uma ação voltada à imersão no idioma espanhol e à cultura paraguaia para mim foi muito importante e realizador. Um pelo lado profissional e outro pelo lado pessoal.
Sou filha de pai paraguaio e mãe gaúcha, meu contato com parte da família paraguaia sempre foi pouco, mas o interesse em conhecer a cultura e falar o idioma sempre foi grande. Por meio dessa ação tive a oportunidade de conhecer essa cultura maravilhosa que é a cultura paraguaia. Foram dias com muito estudo do idioma e aprendizado. Fomos muito bem recebidos e não era para se esperar menos que isso, afinal o povo paraguaio é extremamente solícito e acolhedor. Che Rohayhu Paraguay!
Ricardo Antonio Pereira Velho | Assistente de Aluno
Foi uma oportunidade incrível, pois, para além do contato com o idioma, pudemos também vivenciar a cultura paraguaia, que é muito rica. Como sou nascido na fronteira, filho de pai paraguaio, vivi parte da infância e juventude em Pedro Juan Caballero. Ter contato com o povo, a gastronomia, a arte, a música, e conhecer a realidade na região metropolitana de Assunção me fez reforçar o sentimento de pertencimento a este lugar, como cidadão brasiguaio.
No contexto de nossa atuação como servidores do IFMS na região de fronteira, é comum recebermos estudantes oriundos do Paraguai. Percebo que a iniciativa do curso de imersão foi importante, especialmente por proporcionar que tenhamos uma visão de mundo pela qual possamos enxergar e entender esse público diverso. Dessa forma, somos capazes de oferecer um serviço de qualidade e que atenda a todos.
Custos - Para participação na imersão, o IFMS destinou, por meio do Edital nº 050/2024, o pagamento de quatro diárias a cada um dos contemplados, no valor total de US$ 720, além da isenção do pagamento das taxas acadêmicas da UNA. Os custos excedentes foram de responsabilidade dos servidores.
O diretor-geral do campus afirma ter a intenção de dar continuidade a essa iniciativa junto à UNA, mas também de firmar parcerias similares com instituições de outros países da América Latina.