Hábito
Você é um procrastinador?
Procrastinar é adiar algo importante, protelar, deixar para depois o que precisa ser feito agora. No âmbito do trabalho ou na vida como um todo, a maioria das pessoas acaba procrastinando coisas que geralmente não são prazerosas para elas.
Esse hábito pode acabar gerando ansiedade e estresse. Para tentar evitar isso, você pode criar um planejamento mensal, semanal e até diário das tarefas. Vale fazer listas que podem ser riscadas à medida em que os itens forem cumpridos, até para se conseguir mensurar o que já foi feito.
Estabelecer prioridades e diferenciar o que é importante do que é urgente também pode ser útil. Atividades urgentes precisam ser feitas agora, as importantes podem esperar um pouco.
A falta de concentração é outro fator que pode atrapalhar os afazeres diários. Para evitá-la, tente fazer o seguinte: foque numa atividade por 50 minutos, e nos 10 minutos seguintes faça qualquer outra coisa. Tome uma água, dê uma esticada nas pernas, ou simplesmente volte sua atenção para um trabalho diferente. Essa técnica ajuda a ter mais foco e a realizar as tarefas com mais rapidez.
Se você aprender a gerir melhor o seu tempo no trabalho, isso pode se reletir na sua vida em geral. Com tempo de sobra, você vai poder se dedicar mais a si mesmo, à família, dormir melhor e praticar outras atividades que lhe façam bem.
- Dica de leitura:
- A Arte da Procrastinação, de John Perry.